Gestão organizacional e perspectivas institucionais: análise da postura estratégica da Cooperativa Agropecuária Vista Alegre Ltda.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043224599Parole chiave:
Ambiente Interno, Ambiente Externo, Assentamento.Abstract
Esta investigação teve por objetivo identificar e analisar a estratégia competitiva adotada por uma cooperativa de assentados da reforma agrária, voltados para a produção láctea. Utilizou-se o método de Estudo de Caso e aplicou-se as análises Matriz FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e Estratégias Genéricas de Porter como embasamento teórico. Para tanto, se resgatou o processo de constituição da cooperativa, verificando as características do ambiente institucional e organizacional da mesma, assim como, a análise da forma de participação dos sócios. Os resultados mostram a predominância de pontos fortes no ambiente interno e ameaças no ambiente externo, o que coloca a instituição numa postura de manutenção. Focada na produção e industrialização láctea de base agroecológica, observa-se que a estratégica competitiva de diferenciação adotada é adequada aos propósitos da organização, que não teria escala para competir em custo. Com este estudo observa-se que é complexa a gestão de uma organização que tem por princípio a cooperação, mas atua num ambiente altamente competitivo.Downloads
Riferimenti bibliografici
AZEVEDO, M. C. de; COSTA, H. Métodos para Avaliação de Postura Estratégica. Caderno de Pesquisas em Administração, v.8, n.2, 18p. São Paulo, 2001.
DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
HAGUETTE, T. M. F. Métodos qualitativos na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2005.
HELMS, M.M.; NIXON, J. Exploring SWOT analysis – where are we now? A review of academic research from the last decade. Journal of Strategy and Management. vol. 3 n.. 3, pp.215-251, 2010.
HENRIQUES, J. P. 2004. Análise, formulação e implementação. Disponível em: http://student.dei.uc.pt/~jpdias/gestao/Strategic/#An?se__Formula?_e_Implementa? [Acesso em: 04 abr. 2015]
MACHADO, M. Y. O. T. Gestão multicritério da competitividade: o caso da Cooperativa Agrícola Vista Alegre no assentamento Conquista da Liberdade em Piratini/RS. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/2385/1/Tese_morgan_yuri_oliveira_teles_machado.pdf. Acesso 01 de Outubro de 2016.
MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MINTZEMBERG, H. O processo da estratégia. 4 ed. 496p. 2006. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=6mPVdRmBYdIC&dq=porter+estrategia++custos&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s. Acesso 19 de novembro 2014.
MONTAÑO, C. Terceiro Setor e a questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: Conceitos, metodologia e práticas: São Paulo: Atlas, 1999.
PORTER, M. E. Competitive Advantage: Creating and Sustaining Competitive Performance. New York: The Free Press, 1986.
REIS, L. G. da C. Administração – noções gerais. 2013. Disponível em: http://www.rits.org.br/gestao_teste/ge_testes/ge_mat01_adm_admtxt1.cfm/. [Acesso em: 19 fev. 2015].
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 2015. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/. [Acesso em: 20 de abr. 2015].
SIMCH, T. L. Produção familiar na agricultura: um exemplo de tipologia no município de Canguçu/RS. Local. [Tese de Doutorado] Pelotas: EDUFPEL, 2002.
SOUZA, E. C. L.; Atitude empreendedora em proprietários-gerentes de pequenas empresas: construção de um instrumento de medida - IMAE. READ, 48 ed., v. 11, nov./dez. 2005.
TURATO, E.R. (2003) Tratado da Metodologia da Pesquisa Clínico-Qualitativa. Petrópolis, Ed. Vozes.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos/ Trad. Daniel Grassi – 2° Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001.
VALADARES, J. H. A moderna administração em cooperativas. Rio de Janeiro.– MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas de Saúde – Realização Fundação Getulio Vargas – Cursos “in Company”. 2014.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).