Consumer-Brand Relationships (CBR): um estudo empírico de um modelo integrativo em uma cooperativa de crédito

Auteurs-es

  • Fabrício Henrique de Figueiredo Universidade FUMEC. Belo horizonte, MG.
  • Cid Gonçalves Filho Universidade FUMEC. Belo horizonte, MG.

DOI :

https://doi.org/10.5902/2359043247103

Mots-clés :

marca, brand, consumidores, cooperados, cooperativas

Résumé

Entender os componentes atitudinais do comportamento dos cooperados em uma cooperativa de crédito em relação à marca é fundamental na geração de conhecimento importante sobre métricas e modelos de manutenção do quadro social. Este artigo apresentará os resultados de um teste empírico a partir de um modelo integrativo de relacionamento entre cooperados e a marca de uma cooperativa de crédito. No Brasil são 6.828 cooperativas, com 15 milhões de cooperados, gerando 426 mil empregos, já em Minas Gerais existem 771 cooperativas, com 1,8 milhões de cooperados e 43 mil empregos (Sistema OCEMG, 2019). A metodologia contemplou um modelo integrativo que foi testado através da modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram aderência ao modelo e as hipóteses foram suportadas, validando a escala CBR. O modelo aponta a necessidade das cooperativas aperfeiçoarem suas estratégias de relacionamento com seus cooperados e a consolidação de suas marcas. Abre-se, ainda, possibilidades para novos estudos.

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Publié-e

2021-03-04

Comment citer

Figueiredo, F. H. de, & Filho, C. G. (2021). Consumer-Brand Relationships (CBR): um estudo empírico de um modelo integrativo em uma cooperativa de crédito. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 8(16), 01–30. https://doi.org/10.5902/2359043247103

Numéro

Rubrique

Artigos