Aplicação da ferramenta SIPOC no mapeamento de processos de uma cooperativa escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043287309Palabras clave:
Organograma, Fluxograma, Cooperativa, Lean Six Sigma, Gestão escolarResumen
Assim como na maioria dos negócios, realizar a gestão de uma organização educacional, demanda bom conhecimento dos processos realizados na empresa, porém nem sempre há documentos que demonstrem como são feitas as atividades em cada departamento e como elas se relacionam. Este pesquisa se propôs a mapear os processos de uma unidade escolar, criando manuais e fluxogramas que permitam um melhor entendimento dos processos administrativos, financeiros e pedagógicos. Para isso, foi utilizada a ferramenta SIPOC nos departamentos financeiros, administrativos e pedagógicos, para poder identificar fornecedores, entradas, processos, saídas e clientes de cada atividade. Por meio da ferramenta SIPOC foi possível realizar de forma satisfatória o mapeamento do processo produtivo, além de identificar e entender as atividades que atendem as demandas de cada gestão. Logo após, foram elaborados os fluxogramas, permitindo um entendimento dinâmico e visual das relações existentes durante os processos financeiros, administrativos e pedagógicos.
Descargas
Citas
AL-AOMAR, R.; HUSSAIN, M. An assessment of adopting lean techniques in the construct of hotel supply chain. Tourism Management, v. 69, p. 553–565, 2018. DOI:10.1016/j.tourman.2018.06.030
BECKER, K. A.; GIOVANELA, A.; FURTADO, L. Planejamento Estratégico, 2016. Disponível em: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=22984
BRANDÃO, J. B.; BREITENBACH, R.; DALPRA, A. V. Gestão organizacional e perspectivas institucionais: análise da postura estratégica da Cooperativa Agropecuária Vista Alegre Ltda. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, vol. 3, n. 6, p. 73-86, 2016. DOI: 10.5902/2359043224599
BUENO, R. V.; MACULAN, B. C.; AGANETTE, E. C. Mapeamento de processos e gestão por processos: revisão sistemática de literatura. Múltiplos olhares em ciência da informação, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40536/2/2019_Mapeamento%20de%20processos%20e%20gest%c3%a3o%20por%20processos.pdf
CHOOKITTIKUL, J.; BUSARATHIT, S.; CHOOKITTIKUL, W. A six sigma support information system: Process improvement at a Thai university. Fifth International Conference on Information Technology: New Generations, p. 518-523, 2008. Doi: 10.1109/ITNG.2008.212
COBURN, C.; RESTIVO, M.; SHANDRA, J. M. The African Development Bank and women’s health: A cross-national analysis of structural adjustment and maternal mortality. Social science research, vol. 51, p. 307-321, 2015. Doi: 10.1016/j.ssresearch.2014.09.007
DA SILVEIRA QUEIROZ, J.; VIEIRA, L. R. R.; ALBINO, P. M. B. Os problemas de gestão das pequenas cooperativas: caso prático cooperativa vivans. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, vol. 5, n. 9, p. 29-46, 2018. DOI: 10.5902/2359043226884
DIAGRAMS. About diagrams.net., 2022. Disponível em: https://www.diagrams.net/about
DICKEL, D. G.; SILUK, J. C. M. Análise e melhoria de processos operacionais em cooperativas: Uma abordagem estatística. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, vol. 2, n. 4, p. 35-44, 2015. DOI: 10.5902/2359043218680
DONKOH, R.; LEE, W. O.; AHOTO, A. T.; DONKOR, J.; TWEREFOO, P. O.; AKOTEY, M. K.; NTIM, S. Y. Effects of educational management on quality education in rural and urban primary schools in Ghana. Heliyon, vol. 9, no. 11, 2023. Doi: 10.1016/J.HELIYON.2023.E21325
DONKOH, R.; LEE, W. O.; DONKOR, J.; TWEREFOO, P. O.; BOATENG, S. A.; ALOTEY, M. K. Exploring the impact of quality education management on pupils’ academic performance: a case study of basic schools in Ghana. International Journal of Educational Development in Africa, vol. 8, n. 1, p. 24, 2023. Doi: 10.25159/2312-3540/12213
FRONS. SIPOC: o que é e como a ferramenta pode ajudar a melhorar os processos, 2023. Disponível em: https://frons.com.br/blog/seis-sigma/sipoc-o-que-e/
HUSSAIN, M.; KHAN, M.; SABER, H. Thematic analysis of circular economy practices across closed-loop supply chains: An institutional theory perspective. Sustainable Production and Consumption, v. 40, p. 122–134, 2023. DOI:10.1016/j.spc.2023.06.017
IRITANI, D. R.; MORIOKA, S. N.; CARVALHO, M. M. D.; OMETTO, A. R. Análise sobre os conceitos e práticas de Gestão por Processos: revisão sistemática e bibliometria. Gestão & Produção, vol. 22, p. 164-180, 2015. DOI: 10.1590/0104-530X814-13
JESTON, J.; NELIS, J. Business process management: practical guidelines to successful implementations. Oxford: Elsevier, 2006.
LAASCH, O.; CONAWAY, R. N. Fundamentos da Gestão Responsável: Sustentabilidade, responsabilidade e ética. Cengage Learning Brasil, 2016. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522121038/
LIMA, R. D. Gestão de processos aplicados a uma instituição de ensino público. UFPB, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2073/1/RDL12092017.pdf
LOPES, M. R. Engenharia de projetos e processos em suprimentos. Editora Saraiva, 2021. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786589881223/
MÜCKENBERGER, E.; TOGASHI, G. B.; PÁDUA, S. I. D. D.; MIURA, I. K. Process management applied to the establishment of international bilateral agreements in a Brazilian public institution of high education. Production, 23, 637-651, 2013. DOI:10.1590/S0103-65132012005000076
OLIVEIRA, F. L. O plano gestor como instrumento na administração escolar. Revista Educação Pública, v. 20, n. 40, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/40/o-plano-gestor-como-instrumento-na-administracao-escolar
PIZO, F. Mapeamento de Controles Internos Sox. Grupo GEN, 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597016345/
ROCHA, H. M.; BARRETO, J. S.; AFFONSO, L. M. F. Mapeamento e modelagem de processos. Grupo A, 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595021471/
SOUSA, A. F. D.; NETO, A. B.; LUPORINI, C. E. M. Manual de gestão empresarial: teoria e prática. Editora Manole, 2021. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555764499/
STIMAMIGLIO, J. F.; BACH, M. R. Gestão escolar democrática, 2018. Disponível em:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gestao_em_foco/gestao_escolar_democratica_unidade1.pdf
TEIXEIRA, A. L. A. Mapeamento de processos: teoria e caso ilustrativo. PUC, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/pibic/relatorio_resumo2013/relatorios_pdf/ctc/IND/IND-AnaLuisaAlvesTeixeira.pdf
WERKEMA, C. Criando a Cultura Lean Seis Sigma. Grupo GEN, 2012. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595158184/
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Matheus de Jesus Amorim, Diunay Zuliani Mantegazini, Thiago Padovani Xavier, Gelson Heraldo Nico Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).