A prática da intercooperação no cooperativismo de crédito: um estudo de caso de uma agência compartilhada por quatro cooperativas de crédito de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043240943Palabras clave:
Cooperativismo, Cooperativismo de crédito, intercooperação, Agência compartilhadaResumen
Os princípios do cooperativismo foram criados com o objetivo de orientar as cooperativas à pratica dos seus valores. Um destes princípios é a Intercooperação, que é o ato das cooperativas cooperarem entre si, sendo este o assunto desta pesquisa. O presente estudo tem como objetivo analisar como se dará a prática da Intercooperação em uma agência compartilhada por quatros cooperativas do estado de Minas Gerais. A metodologia aplicada envolve um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de modo descritivo. A pesquisa foi realizada com seis diretores de quatro cooperativas de crédito. Os dados foram coletados através de questionário aberto enviado por e-mail, os quais foram respondidos e devolvidos pelo mesmo canal de comunicação. Após, foram tratados e analisados utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram através de relatos dos participantes que o compartilhamento de agência apresenta benefícios para as cooperativas, assim como para seus associados, com essa prática de Intercooperação é possível aumentar competitividade, gerando ganho de escala, maior eficiência administrativa e redução de custos das cooperativas, o que favorece o fortalecimento do sistema cooperativo.Descargas
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