Organização e fortalecimento do quadro social: programas de valorização dos associados e familiares de uma cooperativa paranaense
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043230553Palabras clave:
Cooperativismo. Quadro Social. Valorização do Associado.Resumen
Neste artigo, objetiva-se analisar as ações e os impactos de três programas para fortalecer a identidade participativa do quadro social de uma cooperativa atuante no estado do Paraná, Brasil. Esses programas se referem à valorização e fortalecimento de vínculos do quadro social, um voltado ao público feminino, outro aos casais de cooperados e um terceiro à formação de liderança juvenil. O estudo de caso foi realizado com a aplicação de questionário semiestruturado a 60 associados e à gerente da Universidade Corporativa, que desenvolveu os programas. Foram coletadas informações dos associados em relação aos fatores que os motivaram a comercializar produtos e serviços com a cooperativa em estudo, no período de 2010 a 2015. A análise estatística dos dados mostrou que as ações que caracterizam os programas em estudo têm impacto significativo sobre o vínculo dos associados com a cooperativa, evidenciando-se maior participação nas tomadas de decisões.Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2006.
CAMPOS. P. Educação cooperativa e sua fluência: da teorização às práticas nas cooperativas. Revista Gestão Universitária, ed. 259, fev. 2011. Disponível em: <http://www.redemebox.com.br/index.php?view=article&catid=253%3A259&id=24599%3Aeducacao-cooperativa-e-sua-fluencia-da-teorizacao-as-praticas-nas-cooperativas&format=pdf&option=com_content&Itemid=21>. Acesso em: 23 jul. 2017.
CHARLANT, J.F. O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. V. 1. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1996.
DEBOÇA, L. P.; HOCAYEN-DA-SILVA, A. Aspectos de estruturação organizacional em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso. Revista de Economia e Administração. v.8, n.4, out./dez., 2009. p. 391-408.
FRANTZ, W. (2001) Educação e cooperação: práticas que se relacionam. Sociologias, Porto Alegre, ano 3, nº 6, jul/dez, p. 242-264. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n6/a11n6.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2017.
GAWLAK, A. Cooperativismo: primeiras lições. 4. ed. Brasília: Sescoop, 2010. 112p.
GAWLAK, A.; RATZKE, F.A. Cooperativismo: filosofia de vida para um mundo melhor. Curitiba: Sescoop/PR, 2001.
HERMETO, C.M; MARTINS, A.L. Livro de Psicologia. São Paulo: Globo, 2012.
KARKOTLI, G. Responsabilidade social empresarial. Petrópolis: Vozes, 2006.
KRAMER, G. G.; FARIA, J. H. Vínculo Organizacional. RAP. Rio de Janeiro: v.41, n.1, jan./fev., 2007. P. 83-104.
LIMA, C. S. e URBINA, L. M. S. Eficiência competitiva através de investimento em capital humano. XXI Encontro nacional de Engenharia de Produção. Curitiba, 2001, p. 01-06. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR15_0828.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.
ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS (OCB). Site corporativo. Disponível em <http://www.ocb.org.br/site/brasil_cooperativo/index.asp>. Acesso em 16 jun. 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO PARANÁ – OCEPAR. Capacidade das agroindústrias das cooperativas do Paraná e participação no estado - ano 2015. Disponível em: <http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/images/Comunicacao/2016/folders/Folder_cooperativismo_portugues_versao_2.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2016.
REVISTA FAE BUSINESS. UNICOOP – educação corporativa chega às cooperativas. N. 12, setembro 2005. Disponível em: <http://img.fae.edu/galeria/getImage/1/16560671416141246.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2016.
RIGHI, A. T. P.; SILVA, J.F. L.; WANDERER, L. HENDGES, S. M. C.; Cultura Organizacional e Educação Corporativa no Sistema Cooperativo. In: PARANÁ COOPERATIVO. Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. v.8, n.88. Edição Especial. Curitiba: Ocepar, 2012. p. 06-13.
SANTOS, S. A. Organização do quadro social e fortalecimento de vínculos no cooperativismo agroindustrial: estudo de caso. 98 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Cooperativas). Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Escola de Negócios. Curitiba, PR: 2016.
SCHNEIDER, J. O. (Org.). Educação cooperativa e suas práticas. 1 ed., v. 1, p. 13-58. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.
ULRICH, E. R. Educação para o cooperativismo: melhorando as práticas sociais e o desenvolvimento regional. 2010. Dissertação (Pós-Graduação em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/files/2015/07/Elisane-Roseli-Ulrich.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2017.
VARGAS, V. C. C.; SELIG, P. M.; ANDRADE, D. F. e RIBEIRO, J. L. D. Avaliação dos intangíveis: uma aplicação em capital humano. Gestão e Produção, São Carlos, v. 15, n. 03, p. 619-634, set./dez, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v15n3/14.pdf Acesso em: 15 jul. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).