A prática da intercooperação no cooperativismo de crédito: um estudo de caso de uma agência compartilhada por quatro cooperativas de crédito de Minas Gerais

Antonio Carlos Guerra Junior, Tueli Rodrigues Tavares

Resumo


Os princípios do cooperativismo foram criados com o objetivo de orientar as cooperativas à pratica dos seus valores. Um destes princípios é a Intercooperação, que é o ato das cooperativas cooperarem entre si, sendo este o assunto desta pesquisa. O presente estudo tem como objetivo analisar como se dará a prática da Intercooperação em uma agência compartilhada por quatros cooperativas do estado de Minas Gerais.  A metodologia aplicada envolve um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de modo descritivo. A pesquisa foi realizada com seis diretores de quatro cooperativas de crédito. Os dados foram coletados através de questionário aberto enviado por e-mail, os quais foram respondidos e devolvidos pelo mesmo canal de comunicação. Após, foram tratados e analisados utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram através de relatos dos participantes que o compartilhamento de agência apresenta benefícios para as cooperativas, assim como para seus associados, com essa prática de Intercooperação é possível aumentar competitividade, gerando ganho de escala, maior eficiência administrativa e redução de custos das cooperativas, o que favorece o fortalecimento do sistema cooperativo.

Palavras-chave


Cooperativismo; Cooperativismo de crédito; intercooperação; Agência compartilhada

Texto completo:

PDF

Referências


BANCO CENTRAL DO BRASIL - BACEN. O que é uma cooperativa de crédito. Disponível em: www.bcb.gov.br/pre/composicao/coopcred.asp. Acesso em: 11 set. 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

CENZI, Nerii Luiz. Cooperativismo: desde as origens ao projeto de Lei de reforma do sistema cooperativo Brasileiro. 1ª edição (2009), 2ª edição reimpressão (2012). Curitiba: Juruá, 2012.

COUTINHO, Marina Pereira Souza. Cooperativismo. Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas. Departamento de Zootecnia - Campus de Rondonópolis. Outubro, 2012.

FARDINI, Giulianna. Fundamentos do Cooperativismo: Serie cooperativismo. Brasilia: SESCOOP, 2017.

FIGUEIREDO, Nilsa Terezinha Capiem de. Cooperativas Sociais: Alternativa para Inserção. Porto Alegre: Evangraf, 2009.

GAWLAK, Albino. Cooperativismo: primeiras lições. 4. ed. Brasília: Sescoop, 2010.

GOES, Milton Cesar. Cooperação e Performance Econômica: O Sicredi (Brasil). Vila Real: 2011.

IBGE. Instituo de Brasileiro de Geografia e Pesquisa. Disponível em: http://www.ibge.gov.br . Acesso em: 18 set. 2018.

KONZEN, Robson Rodrigo Pereira; OLIVEIRA, Carlos Alberto. Intercooperação entre cooperativas: barreiras e desafios a serem superados. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 2, n. 4, p. 45-58, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/2359043220410. Acesso em: 10 set. 2018

LOPES, Angela Maria Bellotti. Análise de indicativos que contribuem para o não funcionamento das cooperativas de crédito. Universidade Federal de São João Del-Rei. Pós-Graduação Lato Sensu Gestão Estratégia e Finanças. Departamento de Ciências Administrativa e Contábeis. São João Del Rei, Minas Gerais – Brasil, 2005.

MACHADO, Sandra Mary Cohim Farias. Gestão de Cooperativa: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) – Faculdade de Ciências Contábeis Fundação Visconde de Cairu. 2006, 167 p.

MEINEN, Ênio; DOMINGUES; Jefferson N.; DOMINGUES, Jane A. S. Cooperativas de Crédito no Direito Brasileiro. 1 ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto.2002. 112p.

MEINEN, Ênio; PORT, Márcio. Cooperativismo financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios. Brasília: Confebras, 2014.

MEINEN, Ênio; PORT, Márcio. Cooperativismo financeiro: virtudes e oportunidades. Ensaios sobre a perenidade do empreendimento cooperativo. Brasília: Confebras, 2016.

MLADENATZ, Gromoslav. Histórias das doutrinas cooperativistas. Brasília: Confebras, 2003.

OCB – Cooperativismo de crédito: boas práticas no Brasil e no mundo. Brasília: Farol, 2016.

PINHEIRO, Marcos Antônio Henriques. Cooperativas de crédito: história da evolução normativa no Brasil. Brasilia: BCB, 2008.

PORTAL DO COOPERATIVISMO FINANCEIRO. 26 de novembro de 2018 – Disponível em: https://cooperativismodecredito.coop.br/2018/11/resultado-do-sicoob-cresce-218-no3t18-e-alcanca-r25-

bilhoes/. Acesso em: 28 nov 2018.

PORTAL DO COOPERATIVISMO FINANCEIRO. 15 de outubro de 2018 – Disponível em: https://cooperativismodecredito.coop.br/cenario-mundial/cenario-brasileiro/. Acesso em: 29 nov 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PORT, Marcio. Cenário Brasileiro. Disponível em: http://cooperativismodecredito. coop.br/cenario-mundial/cenario-brasileiro/. Acesso em: 10 set. 2018.

RECH, Daniel. Cooperativas: uma alternativa de organização popular. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

RIBEIRO, Jaciara Xavier Pereira. Princípios cooperativistas na percepção dos associados: estudo em uma cooperativa de crédito de Minas Gerais. Faculdade Novos Horizontes, Programa de Pós-graduação em Administração - FNH. Belo Horizonte: 2012.

ROSA, Maria Virginia de Figueiredo P. do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzales Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

SANDRONI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Editora Best Seller, 2007.

SICOOB. Sicoob Confederação. Disponível em: http://www.sicoob.com.br . Acesso em: 15 out. 2018.

SICOOB. Sicoob Centro Oeste. Disponível em: http://www.sicoobcentrooeste.com.br. Acesso em: 15 out. 2018.

SICOOB. Sicoob Credimepi. Disponível em: http://www.sicoobcredimepi.com.br . Acesso em: 15 out. 2018.

SICOOB. Sicoob DiviCredi. Disponível em: http://www.sicoobdivicred.com.br . Acesso em: 15 out. 2018.

SICOOB. Sicoob Vale do Aço. Disponível em: http://www.sicoobvaledoaco.com.br . Acesso em: 15 out. 2018.

SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

SOARES, Marden Marques; MELO SOBRINHO, Abelardo Duarte de. Microfinanças: o papel do Banco Central do Brasil e a importância do cooperativismo de crédito. Brasília: BCB, 2008.

THENÓRIO FILHO, Luiz Dias. Pelos Caminhos do Cooperativismo – Com destino ao Crédito Mútuo. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2002.

VEIGA, Sandra Maryrink; FONSECA, Isaque. Cooperativismo, uma revolução pacífica em ação. Editora DP e A Ltda, Rio de Janeiro, 2002.

VIEIRA, Marcelo Milano; ZOUAIN, Deborah Moraes. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2001.




DOI: https://doi.org/10.5902/2359043240943

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. 

     

   

   

 

ISSN Eletrônico: 2359-0432

ISSN Impresso: 2446-7103