Evitar Divulgar Perdas: Foi Uma Estratégia Utilizada na Última Década pelas Cooperativas de Crédito Filiadas ao Sicredi?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043216336Palavras-chave:
CooperativismoResumo
Este estudo avaliou se as cooperativas de crédito filiadas ao Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI) utilizaram da estratégia de gerenciamento de resultado para evitar divulgar perdas. O tema de gerenciamento de resultados se apresenta eminente tanto na literatura internacional quanto na nacional, e se mostra ainda mais notável no caso das instituições financeiras, já que o gerenciamento de resultados nestas pode impactar negativamente toda a estrutura do sistema financeiro. A amostra foi composta por 118 cooperativas singulares, perfazendo um total de 99,16% da população no período de 2000 a 2010. Os resultados indicaram que há evidências de gerenciamento de resultados para não divulgar perdas nas cooperativas filiadas ao Sicredi, em períodos semestrais, e especialmente em períodos anuais. Notou-se que 76% destas cooperativas buscaram evitar divulgar resultados negativos, pois os resultados, divididos pelo volume de operações de crédito, concentram-se em torno do resultado zero, na faixa positiva do histograma. Os resultados desta pesquisa corroboram com a percepção dos analistas do Banco Central do Brasil, e com os resultados para o Sicoob encontrados por Maia et al. (2013).
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