O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE BRASILEIRO: EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE

Autores

  • Sérgio Arthur Silva Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul
  • Bruna Parnov Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Suzinara Beatriz Soares de Lima Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658345446

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223658345446

Criado em plena época de transição, no fim do regime de ditadura militar e início do processo de restabelecimento do Estado Democrático e de Direito, o Sistema Único de Saúde (SUS) surge como uma conquista popular, que teve como embrião o Movimento da Reforma Sanitária e a mobilização de movimentos populares que defendiam a saúde como direito de todos e dever do Estado. Estabelecido constitucionalmente pela Constituição Federal de 1988 e normatizado pelas leis 8080/90 e 8142/90, o SUS surge com o objetivo de atender às necessidades de saúde da população. No entanto, o Sistema apresenta-se como contra-hegêmonico numa sociedade inserida no modo de produção capitalista. Assim, se propõe uma reflexão sobre a identidade do SUS, que tenta apresentar-se como uma tentativa de servir, ao mesmo tempo, aos interesses da população e da acumulação capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Arthur Silva, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Enfermeiro Especialista em Saúde Coletiva. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM. Servidor da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Bruna Parnov Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM. Bolsista CAPES/DS.

Suzinara Beatriz Soares de Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSM. Vice-diretora de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Silva, S. A., Machado, B. P., & Lima, S. B. S. de. (2014). O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE BRASILEIRO: EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE. Saúde (Santa Maria), 19–26. https://doi.org/10.5902/223658345446

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)