PERCEPÇÃO DOS PACIENTES A RESPEITO DO ATENDIMENTO RECEBIDO EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA EM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583465904Palabras clave:
Avaliação de Serviços de Saúde, Satisfação do Paciente, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, ISTResumen
Objetivo: Avaliar a percepção dos usuários com o atendimento ofertado por um programa de atenção municipal às DST/HIV/AIDS no extremo sul catarinense. Metodologia: Estudo descritivo, com coleta de dados a partir da aplicação de questionário em usuários do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS com 251 pacientes durante um período de oito meses. Resultados: Usuários com média de idade de 37,86, brancos (78,1%), mulheres (50,6%), heterossexuais (64,9%) e não solteiros (66,1%). O principal motivo de comparecer ao serviço de mais da metade dos usuários entrevistados é para buscar medicação para HIV/AIDS (54,6%) e de modo geral tem sua demanda solucionada completamente (98,4%). A maior parte dos usuários acham a maioria dos quesitos sobre a avaliação do serviço e da estrutura muito bom e bom. Considerações finais: Com o presente estudo foi possível traçar o perfil epidemiológico dos pacientes que utilizam o serviço, sendo um perfil de uma mulher, de meia idade, branca, heterossexual, sem estar solteira e portadora de HIV/AIDS. Por meio de indicadores foi possível analisar a satisfação dos usuários, a qual de modo geral é muito boa. Também foi visto que dos quesitos avaliados sobre pré e pós teste rápido, existem itens preconizados em um manual do ministério da saúde que não são realizados. Além disso, foi analisado que os usuários de modo geral não sentem preconceito dentro do programa.Descargas
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