CRENÇAS E PRÁTICAS DO PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Cheila Sanfelice Universidade Federal de Santa Maria
  • Karine Eliel Stumm Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Beatriz Ressel Universidade Federal de Santa Maria
  • Lizandra Pimenta Flores Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658345524

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223658345524

 

O estudo objetivou conhecer a produção bibliográfica latino-americana acerca das crenças e práticas que permeiam o viver gestacional das mulheres. Trata-se de uma revisão integrativa, com consulta às bases eletrônicas de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados de Enfermagem, no período de junho de 2010, por meio de cruzamentos entre os descritores oficiais gestação, gravidez e cultura com as palavras crenças e práticas. Foram encontrados 14 artigos publicados entre 2001 e 2009. A partir da análise temática, construiu-se o tema principal “Cuidando de si e do filho por nascer: crenças e práticas para preservar a saúde e vida do binômio mãe-bebê”. Apreendeu-se que as crenças e práticas que envolvem o período gestacional correspondem ao objetivo de manutenção da saúde da mulher e do bebê e preservação da vida de ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cheila Sanfelice, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Karine Eliel Stumm, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Lúcia Beatriz Ressel, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Lizandra Pimenta Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2013-10-08

Como Citar

Sanfelice, C., Stumm, K. E., Ressel, L. B., & Flores, L. P. (2013). CRENÇAS E PRÁTICAS DO PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Saúde (Santa Maria), 39(2), 35–48. https://doi.org/10.5902/223658345524

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)