HEMODIÁLISE E SEUS IMPACTOS PSICOSSOCIAIS EM MULHERES EM IDADE FÉRTIL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583423662Resumen
Objetivou compreender os impactos psicossociais da hemodiálise na vivência de mulheres em idade fértil. É um estudo transversal descritivo com abordagem qualitativa e exploratória. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com oito mulheres em idade fértil em tratamento de hemodiálise por um período mínimo de 24 meses em um hospital escola. As entrevistas foram analisadas na perspectiva da Teoria Fundamentada nos Dados. As categorias que emergiram da codificação dos discursos foram: enfrentamento e suporte social; mudanças na vida cotidiana; autoimagem e sexualidade; perspectivas futuras. Evidenciou-se que as principais estratégias de enfrentamento se referem ao suporte familiar e religioso. Dentre as mudanças cotidianas, destacaram-se a indisposição para as tarefas diárias, o comprometimento profissional e o prejuízo da participação na vida dos filhos. A forma como vivenciam sua sexualidade e autoimagem impacta diretamente em seu meio familiar e conjugal. As perspectivas de futuro das mulheres se vinculam principalmente à esperança de um transplante renal.
Descritores: Diálise Renal; Impacto Psicossocial; Insuficiência Renal Crônica; Saúde da Mulher.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.