ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES ATENDIDOS EM PRONTO ATENDIMENTO EM UM HOSPITAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583421031Resumen
O objetivo deste estudo foi identificar e quantificar o número de intervenções farmacêuticas realizadas durante o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes internados em unidade de Pronto Atendimento de um Hospital de ensino, de Março a Maio de 2015, através do registro em planilhas eletrônicas realizadas pelos farmacêuticos residentes após avaliação de prescrições médicas. Foram avaliadas 278 prescrições de 190 pacientes, 59% eram do sexo feminino. A média de idade foi 62,9 (±17,8) anos. Foram realizadas 52 intervenções farmacêuticas, das quais 80,8% foram aceitas. Através das atividades clínicas busca-se garantir segurança, detectando erros antes que impactem na qualidade da terapia medicamentosa do paciente. A aceitabilidade das intervenções farmacêuticas encontradas indica a necessidade e importância da atuação do farmacêutico clínico no âmbito hospitalar atuando junto à equipe de saúde no cuidado do paciente, tanto no ponto de vista econômico, quanto clínico, garantindo o uso racional de medicamentos, segurança e qualidade do tratamento.
Descritores: Intervenção/Farmacêuticos; Hospitalar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.