TERAPIA OCUPACIONAL NA ABORDAGEM DE PESSOAS EM TRATAMENTO POR ANOREXIA NERVOSA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658349058Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658349058
A Anorexia Nervosa (AN) foi o primeiro distúrbio alimentar a ser estudado no século XIX e possui etiologia multifatorial. Os indivíduos com AN apresentam traços de perfeccionismo, baixa autoestima, ansiedade, introversão e baixo peso corporal. O objetivo deste estudo foi o de realizar um estudo teórico sobre a anorexia nervosa e suas implicações no cotidiano do indivíduo que sofre da doença discutindo as possibilidades de intervenção da Terapia Ocupacional. A estratégia de pesquisa utilizada foi a de revisão bibliográfica que foi realizada nas bases de dados eletrônicas: BIREME, LILACS, MEDLINE, PUBMED e SCIELO, utilizando-se os descritores Anorexia Nervosa e Terapia Ocupacional combinados, e os mesmo em inglês. A amostra foi de 32 artigos, sendo que para elaboração deste trabalho foram utilizados 11. Destes, apenas sete estudos listaram descritivamente as intervenções da Terapia Ocupacional na assistência aos pacientes com AN. Não foi encontrado nenhum estudo sobre eficácia da intervenção do terapeuta ocupacional no tratamento de indivíduos com AN e nem publicações recentes e específicas sobre o tema, nem mesmo na literatura estrangeira, o que sugere que mais pesquisas científicas sobre o tema sejam realizadas e publicadas
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.