O médico Guimarães Rosa e “seu jeito” de contribuir com a Medicina da Família e da Comunidade (MFC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583485442

Palavras-chave:

Medicina da Família e da Comunidade (MFC), Saúde da família, Medicina na literatura

Resumo

Objetivo: O pioneirismo e a sensibilidade humanista de Guimarães Rosa nos anos 1960 em medicina comunitária serão analisados aqui como inspiração para o que, uma década depois, seria denominado de Medicina Geral Comunitária e a posteriori de Medicina da Família e da Comunidade (MFC). Apesar do autor afirmar, com insistência, que não “levava jeito para a medicina”, elementos no livro Primeiras estórias são prova desse pioneirismo e sensibilidade humanista. Método: Este artigo, centrado em uma análise comparativa exploratória entre a obra de Guimarães Rosa supracitada e os princípios e técnicas da MFC, busca justamente fazer valer tal pioneirismo, demonstrando a necessidade de um maior aprofundamento das obras de Guimarães para aprimoramento e capacitação de um exercício etnosensível em MFC. Resultado e discussão: Nos sete contos selecionados pode-se constatar uma aproximação com o procedimento do médico da MFC diante das questões comunitárias, do paciente e de sua trajetória terapêutica, ao relacioná-los com o princípio da clínica ampliada que preconiza a política nacional de Humanização (PNH) e que faz com que o paciente entenda o seu adoecimento em um processo de esclarecimento e autonomia, levando em conta seu contexto social. Além disso, foram observados pontos de congruência entre as narrações de Primeiras estórias com as diretrizes da MFC, no que tange à família como entidade que interfere diretamente na saúde do paciente; a comunidade, suas crenças e culturas e; o indivíduo como ser crítico e reflexivo dentro da comunidade na qual ele se encontra. Conclusão: Guimarães Rosa já detinha um arcabouço teórico bem fundamentado do que posteriormente consolidou-se nos princípios da MFC, no qual a família e a comunidade instituem-se como entidade que interfere diretamente na saúde do paciente e a construção de um indivíduo como ser crítico, participativo e reflexivo dentro da comunidade na qual ele se encontra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquíria Rocha Abreu, Universidade Federal da Bahia

Graduanda de Medicina pela Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira - UFBA- CAT.

Jessica Sabrina Gonçalves Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade Federal da Bahia, Instituto multidisciplinar em Saúde. Bolsista do projeto "Apoio ao Grupo de trabalho acessibilidade e permanência de pessoa com deficiência do IMS/UFBA".

Gabriela Garcia de Carvalho Laguna, Universidade Federal da Bahia

Acadêmica do curso de Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). Pesquisadora do Centro Baiano de Pesquisas em Antropologia Médica (CBPAM), do Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde (OBRAS) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPS/UFSB).

Paulo Rogers da Silva Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Antropólogo. Professor adjunto no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT/UFBA). Doutor em Antropologia pela Université Laval, Canadá.

Referências

Nogueira JR. A. Guimarães Rosa- Biografia e Bibliografia. UFRGS [Internet]. Porto Alegre, Rio Grande do Sul; 2000. [cited 2023 Mai 19]. Available from: https://www.ufrgs.br/psi-coeduc/chasqueweb/literatura/guimaraes-rosa2.htm

Goulart EMA. O viés médico na literatura de Guimarães Rosa. 1 ed. Belo Horizonte. Faculdade de Medicina da UFMG; 2011. 128 p.

Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática [recurso eletrônico] / Organizadores, Gustavo Gusso, José Mauro Ceratti Lopes, Lêda Chaves Dias; [coordenação editorial: Lêda Chaves Dias]. – 2. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2019: 96-136.

Brasil. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina. Programa Mais médicos. 2014.

Rosa JG. Primeiras estórias. 15 ed. Rio de Janeiro: Nova fronteira; 2001. 238 p.

Andreson MIP, Demarzo MMP, Rodrigues RD. A Medicina de Família e Comunidade, a Atenção Primária à Saúde e o Ensino de Graduação: recomendações e potencialidades. RBMFC. 2007 [cited 2023 Apr 21];3(11):157-172. Available from: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/334/221

BVS - Biblioteca virtual em saúde. Ministério da saúde: Dicas em saúde. Política Nacional de Humanização: Clínica ampliada [Internet]. Brasília. 2010 [cited 2023 Mai 20]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/201_clinica_ampliada.html.

Pfeilsticker FJ, Silva EEA, Quintino ST, Hattori WT. Desafios no atendimento à saúde da criança por médicos na Estratégia de Saúde da Família. RBMFC. 2021; 16(43): 26-34.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Educa jovens: Conheça o Brasil - população. População rural e urbana [Internet]. Brasil: 2015. [cited 2023 Mai 15]. Available from: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html.

Ministério da saúde. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização. 1 ed. [Internet]. Brasília - DF; 2013. [cited 2023 Mai 20] 16 p. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/p olitica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf.

Campos, CEA. Os princípios da medicina de família e comunidade. Revista APS. 2005; 8(2):181-190.

Barbacena - antigo hospital colônia. IPatrimônio [Internet]. Barbacena: Prefeitura municipal; 2021 [cited 2023 Mai 20]. Available from: https://www.ipatrimonio.org/barbace-na-antigo-hospital-colonia/#!/map=38329&loc=-21.20437800717617,-43.78601074218749,16

Brasil. Ministério da Saúde. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Atenção integral à saúde da criança: medicina [recurso eletrônico] Souza, AIJ, [et al] (Organizadores). 2. ed. — Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016 [cited 2023 Mai 15]. Available from: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13977.

Downloads

Publicado

2025-01-03

Como Citar

Abreu, V. R., Fernandes, J. S. G., Laguna, G. G. de C., & Ferreira, P. R. da S. (2025). O médico Guimarães Rosa e “seu jeito” de contribuir com a Medicina da Família e da Comunidade (MFC). Saúde (Santa Maria), 50(1), e85442. https://doi.org/10.5902/2236583485442