Perfil do atendimento em um serviço de urgência odontológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583471835

Palavras-chave:

Saúde pública, Serviços de saúde bucal, Assistência odontológica, Atendimento de urgência

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil de atendimento em um serviço de urgência odontológica. Método: Pesquisa exploratória com delineamento quantitativo, realizada em um Centro de Especialidades Odontológicas do Ceará. A coleta de dados ocorreu a partir dos registros de atendimentos diários no período de janeiro de 2020 a junho de 2021. Resultados: Foram identificados 8.728 atendimentos. O gênero feminino obteve 55,1% de frequência de utilização do serviço ante o masculino. Um maior número de atendimento foi realizado em pessoas de idade entre 18-59 anos. Quanto às patologias autorreferidas, as doenças cardiovasculares representaram 53,7%. As maiores queixas apresentadas consistiram em dores de origem dentária (90,2%), e as intervenções realizadas em sua maioria foram as de endodontia (52,2%). Dos dentes acometidos, os molares apresentaram um maior percentual, com 57,3%. Considerações Finais: O perfil diverso descrito denota a necessidade de adequada preparação do serviço para que haja um atendimento integral e resolutivo. Recomenda-se melhoria no registro dos dados com a incorporação de prontuários eletrônicos.

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Biografia do Autor

Isadora Raquel Pereira Holanda, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-Dentista

Icaro Santiago de Aquino, Universidade de Fortaleza

Cirurgião-Dentista, Mestrando em Saúde Coletiva

Karyne Barreto Gonçalves Marques, Prefeitura Municipal de Aquiraz - Ceará

Cirurgiã-Dentista

Paulo Leonardo Ponte Marques, Universidade de Fortaleza

Cirurgião-Dentista, Doutor em Saúde Coletiva.

Lucianna Leite Pequeno, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-Dentista, Doutora em Saúde Coletiva

Aldo Angelim Dias, Universidade de Fortaleza

Cirurgião-Dentista, Doutor em Ciências da Saúde.

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Publicado

2025-08-18

Como Citar

Holanda, I. R. P. ., Aquino, I. S. de ., Marques, K. B. G. ., Marques, P. L. P., Pequeno, L. L., & Dias, A. A. . (2025). Perfil do atendimento em um serviço de urgência odontológica . Saúde (Santa Maria), 50(1), e71835. https://doi.org/10.5902/2236583471835

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