Perfil do atendimento em um serviço de urgência odontológica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583471835Palavras-chave:
Saúde pública, Serviços de saúde bucal, Assistência odontológica, Atendimento de urgênciaResumo
Objetivo: Descrever o perfil de atendimento em um serviço de urgência odontológica. Método: Pesquisa exploratória com delineamento quantitativo, realizada em um Centro de Especialidades Odontológicas do Ceará. A coleta de dados ocorreu a partir dos registros de atendimentos diários no período de janeiro de 2020 a junho de 2021. Resultados: Foram identificados 8.728 atendimentos. O gênero feminino obteve 55,1% de frequência de utilização do serviço ante o masculino. Um maior número de atendimento foi realizado em pessoas de idade entre 18-59 anos. Quanto às patologias autorreferidas, as doenças cardiovasculares representaram 53,7%. As maiores queixas apresentadas consistiram em dores de origem dentária (90,2%), e as intervenções realizadas em sua maioria foram as de endodontia (52,2%). Dos dentes acometidos, os molares apresentaram um maior percentual, com 57,3%. Considerações Finais: O perfil diverso descrito denota a necessidade de adequada preparação do serviço para que haja um atendimento integral e resolutivo. Recomenda-se melhoria no registro dos dados com a incorporação de prontuários eletrônicos.
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