AVALIAÇÃO FORMATIVA EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS LATINO-AMERICANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583465079

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Ensino superior, Educação na saúde

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências da avaliação formativa em cursos de graduação da saúde a partir de evidências latino-americanas. Trata-se de uma revisão integrativa que utilizou 26 artigos selecionados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo e LILACS, a partir da adoção de critérios de elegibilidade pré-estabelecidos. A análise desses artigos revelou conceitos, atividades e desafios da avaliação formativa. Verificou-se que a avaliação formativa ainda não é bem interpretada por docentes e discentes, o que compromete a sua efetividade. Foram identificadas como principais estratégias o feedback e o portfólio interpretativo, que possibilitam a autoavaliação independente do facilitador/docente. O mapa conceitual também foi indicado como uma das estratégias. Este estudo revelou que a avaliação formativa, apesar de um tema em constante discussão nos espaços educacionais, ainda é incipiente na literatura científica latino-americana, dessa forma, suscita-se a necessidade de mais estudos de campo relacionados ao tema.

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Biografia do Autor

Diógenes Farias Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

Marina Pereira Moita, Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia

Enfermeira. Residente em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.

Lúcia Conde de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em saúde coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Pós-graduação em Saúde coletiva da Universidade Estadual do Ceará.

Maria Socorro de Araújo Dias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Curso de Pós-graduação em Saúde da Família da Rede Nordeste de Saúde da Família (RENASF).

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

Gomes, D. F., Moita, M. P., de Oliveira, L. C., & Araújo Dias, M. S. de. (2021). AVALIAÇÃO FORMATIVA EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS LATINO-AMERICANAS. Saúde (Santa Maria), 47(1). https://doi.org/10.5902/2236583465079

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