AVALIAÇÃO FORMATIVA EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS LATINO-AMERICANAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583465079Palavras-chave:
Avaliação educacional, Ensino superior, Educação na saúdeResumo
Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências da avaliação formativa em cursos de graduação da saúde a partir de evidências latino-americanas. Trata-se de uma revisão integrativa que utilizou 26 artigos selecionados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo e LILACS, a partir da adoção de critérios de elegibilidade pré-estabelecidos. A análise desses artigos revelou conceitos, atividades e desafios da avaliação formativa. Verificou-se que a avaliação formativa ainda não é bem interpretada por docentes e discentes, o que compromete a sua efetividade. Foram identificadas como principais estratégias o feedback e o portfólio interpretativo, que possibilitam a autoavaliação independente do facilitador/docente. O mapa conceitual também foi indicado como uma das estratégias. Este estudo revelou que a avaliação formativa, apesar de um tema em constante discussão nos espaços educacionais, ainda é incipiente na literatura científica latino-americana, dessa forma, suscita-se a necessidade de mais estudos de campo relacionados ao tema.
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