Efeito de Intervenções Focadas nas Práticas Alimentares Parentais Sobre o Comportamento Alimentar e o Status de Peso de Pré-Escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583464594

Palavras-chave:

Parentalidade, Comportamento Alimentar, Peso-Estatura, Pré-Escolares

Resumo

Os pais desempenham papel fundamental na instalação e manutenção dos hábitos alimentares das crianças, sendo responsáveis desde a compra até a oferta dos alimentos, contexto dentro do qual estão inseridas as práticas alimentares parentais. Utilizadas com maior frequência em crianças pré-escolares, estratégias como a pressão para comer e alimentos como recompensa podem contribuir para o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade infantil. Diante disso, têm sido desenvolvidos diferentes programas de intervenção para modificar tal situação. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de intervenções focadas nas práticas alimentares parentais sobre o comportamento alimentar e o status de peso de pré-escolares. Foi realizada uma busca, entre março e maio de 2020, nas bases de dados Scielo, PubMed e Lilacs, utilizando o termo “parental feeding practices”. O total de artigos encontrados foi filtrado por ano de publicação (2016-2020), tipo de estudo, forma de acesso gratuita e faixa etária do público estudado, e posteriormente foram lidos os títulos, resumos e o texto completo dos estudos para finalizar a seleção. Ainda foram adicionados estudos de outras bases de dados, cujos anos foram anteriores ao intervalo considerado na pesquisa. A maioria das publicações encontradas mostraram redução no uso de práticas alimentares parentais inadequadas; redução no consumo de alimentos não saudáveis e aumento da ingestão de alimentos saudáveis no grupo intervenção; mas não mostraram mudanças significativas no IMC/Idade em qualquer grupo, nem diferenças significativas entre os grupos para os parâmetros referidos após as intervenções. As intervenções focadas nas práticas alimentares parentais podem reduzir o uso de estratégias inadequadas pelos pais e melhorar o comportamento alimentar de crianças pré-escolares, mas não foram capazes de provocar mudanças significativas no status de peso deste público, o que mostra a necessidade de realização de mais estudos para observar efeitos neste parâmetro a longo prazo.

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Biografia do Autor

Luísa de Freitas Ricardo Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Ana Paula Carlos Cândido, Universidade Federal de Juiz de Fora

Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil; mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil; e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças não transmissíveis, epidemiologia nutricional, crianças e adolescentes.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

de Freitas Ricardo Pereira, L., & Carlos Cândido, A. P. (2021). Efeito de Intervenções Focadas nas Práticas Alimentares Parentais Sobre o Comportamento Alimentar e o Status de Peso de Pré-Escolares. Saúde (Santa Maria), 47(1). https://doi.org/10.5902/2236583464594

Edição

Seção

Artigos de Revisão