Prevalência e conhecimento dos fatores de risco das principais infecções sexualmente transmissíveis no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583464304Palavras-chave:
Sífilis, HIV, AIDS, Hepatite B, Hepatite CResumo
Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) fazem parte de uma das cinco causas mais frequentes da busca por serviços de saúde em países em desenvolvimento. No Brasil, cerca de 12 milhões de casos de ISTs ocorrem anualmente e diversos fatores contribuem para esta alta prevalência, principalmente o comportamento de risco dos indivíduos. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a incidência da sífilis, HIV e das hepatites B e C, assim como o comportamento de risco e presença de sintomas para tais doenças. Metodologia: Os dados foram obtidos por meio de um questionário com perguntas objetivas disponibilizado em uma plataforma online. Resultados: Um total de 147 participantes responderam ao questionário. Destes, 8 (5,4%) dos entrevistados afirmaram ter sido diagnosticado com alguma IST, sendo que dois (1,4%) foram diagnosticados com sífilis, um (0,7%) com HIV, um (0,7%) teve diagnóstico de hepatite B e cinco (3,4%) foram diagnosticados com outras doenças. Conclusões: Os resultados do presente estudo demonstraram um alto índice de práticas de risco que podem contribuir para a disseminação dessas doenças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.