ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E PERFIL DA SUSCETIBILIDADE DE AMOSTRAS DE CANDIDA ISOLADAS DE MULHERES COM CANDIDIASE VULVOVAGINAL EM FREDERICO WESTPHALEN – RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346407Resumo
As infecções causadas por Candida são micoses oportunistas reconhecidas desde o século V a.C.O gênero Candida é caracterizado como fungo leveduriforme, saprófita e oportunista, que sob determinadas condições multiplica-se, tornando-se patogênico. Células de Candida são encontradas navagina em 20% de mulheres sadias e assintomáticas. A candidíase vaginal ocorre, principalmente,nas mulheres que estão entre a puberdade e a menopausa, sugerindo dependência hormonal nainfecção. No período de agosto de 2004 a junho de 2005 foram realizadas coletas de amostras desecreções vaginais de mulheres com sintomatologia de infecção vulvovaginal atendidas em trêsestabelecimentos de saúde de Frederico Westphalen – RS. As amostras positivas foram identificadase a sensibilidade frente os antifúngicos fluconazol e anfotericina B foi avaliada. Os resultados obtidos demonstram que Candida spp. ocupou o quarto lugar dentre todas as espécies isoladas causando infecções vulvovaginais, sendo que a identificação apontou Candida albicans como espéciemais prevalentemente isolada. Os testes de suscetibilidade revelaram que Candida glabrata foimais sensível do que Candida albicans e Candida tropicalis a anfotericina B. Frente ao fluconazolCandida albicans e Candida tropicalis foram consideradas sensíveis. De acordo com as normas doNCCLS os isolados foram considerados sensíveis a anfotericina B e fluconazol.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.