TOXOPLASMOSE, UMA DOENÇA CONGÊNITA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346362Resumo
A toxoplasmose é uma doença universal geralmente assintomática em indivíduos sadios, mas re-presenta um sério problema em gestantes.As modificações que ocorrem no sistema imunológicoda gestante durante este período,contribuem para que a doença seja pouco manifesta para serreconhecida pelos médicos e pela própria paciente,mas causando sérios danos ao feto.A mortalidade é de 12% e as seqüelas ocorrem em 90% das crianças infectadas, com maiorcomprometimento ocular e do sistema nervoso central. Entretanto a trasmissão para o feto tem sidolimitada apenas aos casos em que a mulher adquire toxoplasmose durante a gravidez. Para aquelasmulheres infectadas antes da concepção ,não há risco de contaminação fetal,a menos que seusistema imunológico esteja comprometido. O diagnóstico laboratorial clássico da toxoplasmosetem se baseado na pesquisa de anticorpos contra o parasita e tem o objetivo de determinar se ainfecção foi adquirida antes ou depois da concepção,este deve ser realizado preferencialmentequando a mulher tiver a intenção de engravidar ou o mais precocemente possível, pois é muitoimportante a detecção precoce e o tratamento da doença.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.