PERFIL ETIOLÓGICO DAS MENINGITES BACTERIANAS, NOTIFICADAS ENTRE 1999 E 2010 NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658345863Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658345863
RESUMO:
Objetivo: Verificar a incidência e etiologia das meningites bacterianas notificadas nos últimos 10 anos no Rio Grande do Sul (RGS), evidenciando a região central do Estado.
Metodologia: Estudo retrospectivo, descritivo, utilizando dados de notificação (SINAN- Sistema Informação de Agravo de Notificação), armazenados em base on line, abrangendo o período de 1999 a 2010.
Resultados: No RGS foram notificados 3043 casos confirmados de meningite bacteriana. A Neisseria meningitidis, foi o agente responsável por 60,7% dos casos. O Streptococus pneumoniae foi o agente etiológico de 32,5% e 6,7% dos casos foram causados por Haemophilus influenzae .
Conclusões: A análise da situação epidemiológica das principais meningites no estado do Rio Grande do Sul mostra o controle desta morbidade até o momento. Sua maior importância será servir de subsidio para estudos posteriores, principalmente na avaliação do impacto da vacina pneumocócia conjugada 10 valente introduzida em 2010.
Palavras chaves: meningite, etiologia, epidemiologia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.