A BUSCA DE FÁRMACOS PARA TRATAMENTO DA TRIPANOSSOMÍASE AMERICANA: 103 ANOS DE NEGLIGÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658344813Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658344813
Resumo: A presente revisão objetivou descrever um histórico da busca de fármacos para tratamento da Tripanossomíase Americana, e sua situação atual. A pesquisa foi desenvolvida através de revisão bibliográfica do tipo exploratória descritiva baseada em livros e pesquisa de artigos em base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e National Institute of Health (PUBMED), utilizando os descritores: Tripanossomíase Americana, tratamento e perspectivas. Já se passaram mais de 100 anos da descoberta da doença de Chagas, e até hoje não foi desenvolvido nenhum fármaco com potencial satisfatório de cura, o medicamento ainda utilizado é o benzonidazol, utilizado em combinação com outros medicamentos. Entre os quimioterápicos o Posaconazol, é o mais forte candidato para novos tratamentos específicos da doença. Entre os fitoterápicos citam-se as espécies Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis, utilizadas na região amazônica como alternativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.