RISCO PSÍQUICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: IMPORTÂNCIA DA DETECÇÃO PRECOCE NA PUERICULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583447856

Palavras-chave:

Atenção primária em saúde, puericultura, risco psíquico, desenvolvimento infantil, saúde mental

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma reflexão sobre desafios e caminhos para a puericultura a partir dos resultados vivenciados no seguimento de bebês nascidos a termo e prematuros tardios em uma unidade básica de saúde, no qual se pôde analisar o desenvolvimento infantil do ponto de vista do psiquismo, linguagem e motricidade. Os resultados apontam para a necessidade de se repensar os profissionais e os espaços para inserção da puericultura, tendo em vista as limitações do SUS relacionadas à inexistência de uma carreira nacional de saúde que impacta na organização hierárquica dos níveis de atenção, a ausência ou limitação na inserção de temáticas como psiquismo e linguagem na formação dos profissionais da puericultura, e as limitações educacionais familiares. Sugere-se que uma visão intersetorial e menos médico-centrada poderá ampliar possibilidades no acompanhamento do desenvolvimento infantil.

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Biografia do Autor

Sabrina Felin Nunes, UFSM

Formada em Fisioterapia, ela (o) Universidade Franciscana (UFN) que fica na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Especialização em Fisioterapia e Terapia Intensiva, pela Inspirar, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestra em Distúrbios da Comunicação Humana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Anaelena Bragança de Moraes, UFSM

Formada(o) em Química Industrial pela(o) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que fica na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Doutora em Epidemiologia na UFRGS. Docente titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul. Brasil.

Angela Ruviaro Busanello_Stella, UFSM

Formada(o) em Fonoaudiologia pela(o) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que fica na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana. Docente do curso de Fonoaudiologia e Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul. Brasil.

Antônia Motta Roth-Hoogstraten, UFSM

Psicóloga, Psicanalista, Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul. Brasil.

Ana Paula Ramos de Souza, UFSM

Formada(o) em Fonoaudiologia pela(o) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que fica na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Pós-Doutora em Letras. Docente do curso de Fonoaudiologia e Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

Nunes, S. F., de Moraes, A. B., Busanello_Stella, A. R., Roth-Hoogstraten, A. M., & de Souza, A. P. R. (2020). RISCO PSÍQUICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: IMPORTÂNCIA DA DETECÇÃO PRECOCE NA PUERICULTURA. Saúde (Santa Maria), 46(2). https://doi.org/10.5902/2236583447856