EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Autores

  • Letícia Lauxen Universidade Feevale
  • Caroline D'Azevedo Sica Universidade Feevale
  • Cláudia Balhesteiro Marchese Strey Universidade Feevale

Palavras-chave:

Alimentação Saudável, Educação Alimentar e Nutricional, Hábitos Alimentares.

Resumo

Objetivo: aplicar técnicas de Educação Alimentar e Nutricional e avaliar o conhecimento, pré e pós-intervenção, dos manipuladores de alimentos de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Métodos: estudo de intervenção, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. Foram desenvolvidas e aplicadas quatro temáticas, no decorrer de quatro encontros, abordando os temas: alimentos in natura, processados e ultraprocessados; fatores associados às escolhas dos produtos nos supermercados; desmistificação de rótulos alimentares, alimentos integrais, light, diet, sem glúten e sem lactose; e, a relação do estado emocional com as escolhas alimentares. Foi aplicado o mesmo questionário, antes e após as intervenções, para verificar e analisar o conhecimento adquirido ao longo das temáticas. Resultados: observou-se que as atividades de Educação Alimentar e Nutricional contribuíram, de forma satisfatória, para o aperfeiçoamento dos profissionais manipuladores de alimentos, sobre uma alimentação segura, adequada e saudável. Conclusão: concluímos, através do presente estudo, que as atividades de EAN contribuíram de forma extremamente positiva, possibilitando um maior conhecimento, bem como entendimento, sobre a importância de conceitos e classificações de alimentos.

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

Lauxen, L., Sica, C. D., & Strey, C. B. M. (2022). EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. Saúde (Santa Maria), 47(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/47034

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