<b> AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM CRIANÇAS COM HIV/AIDS EM UMA CASA DE APOIO</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658344145Resumo
O cuidado nutricional com a criança portadora do vírus HIV é fundamental, pois as deficiências nutricionais derivadas desta infecção são frequentemente mais severas em crianças. O objetivo foi realizar avaliação e educação nutricional em crianças e adolescentes com HIV/AIDS em uma casa de apoio de Santa Maria – RS. Quatro crianças fazendo o uso de terapia antiretroviral participaram do estudo. Desenvolveu-se trabalho de educação nutricional semanalmente com as crianças a fim de conhecer alimentos e aprender sobre a importância de uma alimentação saudável. Além disso, foi realizado avaliação antropométrica, sendo verificados peso, estatura e circunferência da cintura. Segundo os dados obtidos constatou-se que todas as crianças estavam dentro da faixa de normalidade. As crianças passaram a consumir alimentos desconhecidos ou que relatavam “não gostar”, aumentando no seu cardápio produtos mais saudáveis, o que pode ter contribuído para um estado nutricional positivo. Este estudo evidenciou que o acompanhamento nutricional em crianças com HIV/AIDS supriu suas necessidades nutricionais, propiciando índices de desenvolvimento e crescimento normais. Palavras-chave: avaliação antropométrica, educação alimentar, hábitos alimentares, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.