CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DOS CASOS NOTIFICADOS DE TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583445311

Palavras-chave:

Saúde da População, Perfil de Saúde, Saúde Pública, Doenças Transmissíveis.

Resumo

A tuberculose é atualmente um dos principais e mais importantes agravos de saúde pública à nível mundial, seu tratamento é padronizado e a sua propagação está profundamente ligada as condições de vida da população. Objetivo foi descrever o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes notificados com tuberculose no município. Trata-se de uma investigação epidemiológica retrospectiva de caráter observacional. Nos três anos analisados foi possível verificar uma maior prevalência do sexo masculino, com idades entre 21-40 anos, maior número de casos de tuberculose pulmonar. Em relação as formas de entrada, os casos novos foram predominantes e nos desfechos, a cura foi a mais incidente. Ao traçar o perfil epidemiológico e clínico desses pacientes, fica evidente que a doença ainda se faz bastante presente na população. Além de ser possível considerar que, sua disseminação teve um aumento nos anos analisados e que os casos de cura seguem uma média abaixo da recomendada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Pinto Rios, Universidade Franciscana

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2017). Possui Especialização pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia (UFN) (2018-2019), e atualmente, atua como Fisioterapeuta no estado do Amazonas, no enfrentamento do COVID-19, pelo Programa "O Brasil Conta Comigo" do Ministério da Saúde (2020) e realizado pós-graduação em UTI pela Faculdade Única.

Caren Schlottfeldt Fleck, Universidade Franciscana

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2002) e Mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é docente do Centro Universitário Franciscano. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia Respiratória, Hospitalar, Terapia Intensiva e adulto e envelhecimento.

Louise Bertoldo Quatrin, Universidade Franciscana

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Franciscano (2007), Especialização em Fisioterapia Neurofuncional pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (2010) e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Atualmente é docente do curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Fisioterapia e Tutora nos Programas de Residência Multiprofissional em Reabilitação Física e na Residencia Multiprofissional em Atenção Clinica Especializada em Infectologia e Neurologia (Núcleo da Fisioterapia). Tem experiência na área da fisioterapia neurofuncional adulto e idoso e em saúde coletiva com enfase na atenção primária em saúde e promoção da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia na Saúde do Idoso e em Saúde Coletiva.

 

Pabline da Rosa Tolfo, Universidade Franciscana

Bacharela em Biomedicina pela Universidade Franciscana (UFN) - Santa Maria/RS, com habilitação em Biologia molecular e Patologia clínica (Análises clínicas). Especialista em Atenção Clínica especializada com ênfase em Infectologia e Neurologia, através da Residência multiprofissional da Universidade Franciscana, obtendo experiência em laboratórios clínicos, controle de infecção hospitalar e vigilância epidemiológica em saúde. Atualmente cursando pós graduação ead em Análises clinicas e biotecnologia e em Imunologia e microbiologia pela Faculdade Única.

Gabriela Leal Neves, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Residente em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Graduada em Enfermagem pela UFSM (2015). Integrante do grupo de pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, na linha de pesquisa Políticas públicas e práticas de cuidado a adultos, idosos e famílias nos diversos cenários de atenção à saúde, vinculado ao Departamento de Enfermagem da UFSM. Tem interesse nas áreas de saúde do adulto, com ênfase na temática de doenças crônicas, atenção primária à saúde, estratificação de risco, cultura e educação em saúde. 

Ronaldo dos Santos Machado, Universidade Franciscana

Biomédico residente em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia (UFN), apresenta habilitação em patologia clínica (atuando no setor de biologia molecular) e citologia oncótica. Experiencia na área de pesquisa em toxicologia, bioquímica, biologia molecular, microbiologia e citopatologia. Participou no período de 2014 a 2017 de iniciação cientifica - PIBIC , nas áreas de estresse oxidativo, intoxicações por agrotóxicos, produtos naturais e HPV - vacina. Participou do Programa de educação pelo trabalho para Saúde - PET- Saúde além da execução de atividades dentro Liga Acadêmica de oncologia Preventiva (UNICRUZ). Na residencia desempenhou atividades voltadas a área de diagnostico molecular de doenças infecciosas, sobretudo virais e bacterianas, vigilância ambiental e epidemiológica participando da equipe municipal de Santa Maria de investigação do surto de Toxoplasmose que ocorreu na cidade no ano de 2018. Atualmente é residente de controle de infecção hospitalar no hospital casa de saúde em Santa Maria.

Referências

World Health Organization (WHO). Global tuberculosis report 2018. WHO: Geneve, 2019. Disponível em: https://www.who.int/tb/publications/global_report/tb19_Exec_Sum_12Nov2019.pdf?ua=1

World Health Organization (WHO). Global tuberculosis report 2016. WHO: Genève, 2016. Disponível em: https://apps.who.int/medicinedocs/documents/s23098en/s23098en.pdf

Brasil. Ministério Da Saúde (MS). Boletim Epidemiológico. Secretaria de Vigilância em Saúde. Ministério da Saúde. 2019; 50 (9): 1-18. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/marco/22/2019-009.pdf

Souza MVN, Vasconcelos TRA, Almeida MV, Cardoso SH. Fluoroquinolones: An important class of antibiotics against tuberculosis. Curr. Med. Chem, 2006:13: 455-463.

Flynn JL, Chan J. Tuberculosis: latency and reactivation. Infect Immun, 2001;69:4195-201.

Campos HS. Etiopatologia da tuberculose e formas clínicas. Pulmão RJ, 2006;15(1):29-35.

Brasil. Ministério Da Saúde (MS). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Avaliação da Gestão do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Brasília – DF, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/avaliacao_gestao_programa_nacional_controle_tuberculose.pdf

Brasil. Ministério Da Saúde (MS). Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual Técnico para o Controle da Tuberculose. Cadernos de Atenção Básica nº6 Série A. Normas e Manuais Técnicos; nº 148. Brasília – DF, 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_tecnico_controle_tuberculose_cab6.pdf

De Matos Freitas WMT, Dos Santos CC, Silva MM, da Rocha GA. Perfil clínico-epidemiológico de pacientes portadores de tuberculose atendidos em uma unidade municipal de saúde de Belém, Estado do Pará, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, 2016; 7(2): 6-6.

Rodrigues MW, Mello AGNC. Tuberculose e escolaridade: uma revisão da literatura. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad, 2018; 4 (2): 1-2.

De Souza Monteiro NL, De Luna Neto RT, Tavares NBF, Campos RI, Alencar AFO, Lima MAS, Teixeira OFB, Figueiredo, De Souza Gonçalves CV. Abandono do tratamento da Tuberculose: Uma análise epidemiológica dos seus fatores de risco. Brasília: Caderno de Cultura e Ciência, 2015; 13 (2): 90-99.

Santos BO, Brito TVR, Mesquita CR, Guimarães RJPS, Leão LA, Rocha MP. Space-temporal analysis of the incidence of tuberculosis in primary care. Res Medicine Journal, 2017; 21(2):1-6.

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Vigilância em Saúde. Panorama da Tuberculose no Brasil: Indicadores Epidemiológicos e Operacionais. Brasília, 2014. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/panorama%20tuberculose%20brasil_2014.pdf

Jesus BFG, Souza PGO, Silveira MF, Espirito Santo LR. Perfil epidemiológico de tuberculose na cidade de Montes Claros de 2005 a 2009. Rev Bras Farm, 2012; 93(1):80-84.

Fontes GJF, da Silva TG, de Sousa JCM, Feitosa ADNA, de Lira Silva M, Bezerra ALD, Assis EV. Perfil Epidemiológico da Tuberculose no Brasil no Período de 2012 a 2016. Revista Brasileira de Educação e Saúde, 2019; 9 (1):19-26.

Carbone ASS, Sgarbi RVE, Lemos EF, Paião DSG, Simionatto S, Castro ARCM, Pompílio, MA, Oliveira SMVL, Ko AI, Andrews JR, Croda J. Estudo multicêntrico da prevalência de tuberculose e HIV na população carcerária do estado do Mato Grosso do Sul. Comunicação em Ciências da Saúde, 2018; 28(1): 53-57.

Pinto PFPS, Silveira C, Rujula MJP, Chiaravalloti Neto F, Ribeiro MCSDA. Perfil epidemiológico da tuberculose no município de São Paulo de 2006 a 2013. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2017; 20: 549-557.

Brasil. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Racismo como determinante social de saúde. Brasília: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; 2011. Disponível em: https://www.mdh.gov.br/biblioteca/igualdade-racial/racismo-como-determinante-social-de-saude

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Rios, M. P., Fleck, C. S., Quatrin, L. B., Tolfo, P. da R., Neves, G. L., & Machado, R. dos S. (2021). CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DOS CASOS NOTIFICADOS DE TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS. Saúde (Santa Maria), 47(1). https://doi.org/10.5902/2236583445311

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)