Fatores relacionados a capacidade funcional de idosos residentes na comunidade e de idosos institucionalizados.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583443764Palavras-chave:
Idosos. Multimorbidade. Polifarmácia. Instituição de Longa Permanência.Resumo
Objetivo: comparar a capacidade funcional e fatores relacionados dos idosos residentes na comunidade com os residentes em Instituições de Longa Permanência (ILP’s). Métodos: estudo quantitativo onde foram avaliados idosos, residentes em ILP’s com residentes na comunidade, entre setembro a outubro de 2019. A escala de Katz foi utilizada para a avaliação da capacidade funcional. Considerou-se idosos com multimorbidade os que apresentaram duas ou mais condições crônicas e com polifarmácia os que utilizam cinco ou mais medicamentos dia. Resultados: participaram do estudo 153 idosos, 33 residentes em ILP’s e 120 na comunidade com idade entre 60 a 93 (±8,67) anos. O sexo feminino foi 67,7% para os da comunidade e 54,6% para os das ILP’s. O estado civil solteiro foi 2,5% para os idosos da comunidade e 42,4% para os das ILP’s (p<0,00). A independência para a realização das atividades básicas de vida diárias é de 90,8% nos idosos da comunidade e 12,1% nos das ILP’s (p<0,00). A multimorbidade está presente em 51,7% dos idosos da comunidade e 42,4% dos idosos das ILP’s (p=0,22). A polifarmácia é de 75,8% para os idosos das ILP’s e 46,7% nos idosos da comunidade (p=0,02). Conclusão: os idosos residentes nas ILP’s são na sua maioria solteiros, dependentes para as atividades de vida diária e com polifarmácia. A multimorbidade e o sexo, para os idosos desse estudo, não interfere nas condições de ser ou não residente em ILP’s.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.