OCORRÊNCIA DE PERDA AUDITIVA UNILATERAL EM CRIANÇAS SUBMETIDAS À TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL

Autores

  • Tainara Milbradt Weich Universidade Federal de Santa Maria
  • Tania Maria Tochetto Universidade Federal de Santa Maria
  • Cacineli Marion de Franceschi Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo Agne Ritzel Hospital Universitário de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658344284

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223658344284

Objetivo: verificar a ocorrência de perda auditiva unilateral em neonatos atendidos no Programa de Triagem Auditiva Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria (PTAN-HUSM). Metodologia: estudo retrospectivo realizado pela análise do banco de dados do PTAN-HUSM no período de janeiro à outubro de 2009. O critério de passa no PTAN foi emissões otoacústicas evocadas transientes presentes bilateralmente. Resultados: de 1187 crianças triadas, seis (37,5%) falharam em apenas uma orelha e cinco tiveram a deficiência auditiva confirmada pelos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico. Das cinco crianças que não apresentaram as respostas esperadas, duas falharam na orelha esquerda e três na orelha direita. Em uma criança foi encontrada perda auditiva condutiva e em quatro, neurossensorial predominantemente de grau profundo. Conclusão: a ocorrência de alterações unilaterais no PTAN-HUSM foi de 0,5%, e a orelha mais afetada foi à direita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainara Milbradt Weich, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, graduada na Universidade Federal de Santa Maria     (2010). É aluna do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (nível mestrado).

Tania Maria Tochetto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), Especialista em Audiologia, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Campo Fonoaudiológico) pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Prof Associado da Universidade Federal de Santa Maria no Curso de Fonoaudiologia e Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana.

Cacineli Marion de Franceschi, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na área de Audiologia Clínica.

Rodrigo Agne Ritzel, Hospital Universitário de Santa Maria

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Especialista em Otorrinolaringologista pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (2000). Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) Atualmente é Médico Otorrinolaringologista da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Como Citar

Weich, T. M., Tochetto, T. M., de Franceschi, C. M., & Ritzel, R. A. (2012). OCORRÊNCIA DE PERDA AUDITIVA UNILATERAL EM CRIANÇAS SUBMETIDAS À TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL. Saúde (Santa Maria), 38(2), 17–24. https://doi.org/10.5902/223658344284

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)