<b> ABORDAGEM EDUCATIVA EM GRUPO DE HIPERTENSOS: UMA PROPOSTA EM SAÚDE COLETIVA </b>

Autores

  • Denise Maria Quatrin Lopes
  • Adriana Rufino Moreira
  • Carmem Lúcia Colomé Beck
  • Juliana Silveira Colomé
  • Rosa Ladi Lisboa
  • Rosângela Marion da Silva
  • Luciane Silva Ramos

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658344183

Resumo

Trata-se de um relato de experiência vivenciado junto a um grupo de usuários portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica de uma Unidade Básica de Saúde. O objetivo do trabalho foi promover a educação em saúde, a partir da inter-relação entre o saber do usuário e o saber do enfermeiro sobre a doença. Estimulou-se, neste processo, que os participantes se tornassem sujeitos do autocuidado, a partir do conhecimento construído no coletivo. Neste contexto, o enfermeiro atuou como agente facilitador da educação em saúde, tendo os usuários como co-produtores do processo educativo. Palavras-chave: Enfermagem, educação em saúde, saúde coletiva, grupos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Maria Quatrin Lopes

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho, em Saúde Coletiva e em Educação Profissional em Enfermagem. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem- UFSM.

Adriana Rufino Moreira

 Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva e Nutrição em Saúde Comunitária. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Carmem Lúcia Colomé Beck

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da UFSM. Doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem- UFSM

Juliana Silveira Colomé

Enfermeira. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano– UNIFRA. Mestre em Práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Membro do GIPES- Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde.

Rosa Ladi Lisboa

Acadêmica do Curso de Enfermagem e Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem- UFSM.

Rosângela Marion da Silva

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Mestre em Enfermagem pela  UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem – UFSM.

Luciane Silva Ramos

 Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem- UFSM

Downloads

Publicado

2011-11-10

Como Citar

Lopes, D. M. Q., Moreira, A. R., Beck, C. L. C., Colomé, J. S., Lisboa, R. L., Silva, R. M. da, & Ramos, L. S. (2011). <b> ABORDAGEM EDUCATIVA EM GRUPO DE HIPERTENSOS: UMA PROPOSTA EM SAÚDE COLETIVA </b>. Saúde (Santa Maria), 35(2), 45–50. https://doi.org/10.5902/223658344183

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)