<b> PERFIL DOS ACIDENTES DE TRABALHO PUBLICADOS EM ESTUDOS BRASILEIROS</b>

Autores

  • Andrea Prochnow UFSM
  • Tânia Solange Bosi de Souza Magnago UFSM
  • Juliana Petri Tavares UFRGS
  • Carmem Lúcia Colomé Beck UFSM
  • Rosângela Marion da Silva UFSM
  • Patrícia Bitencourt Toscani Greco UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658342900

Resumo

Objetivo: traçar o perfil das publicações brasileiras sobre acidentes de trabalho no período de 2004 a 2010. Método: revisão integrativa dos estudos publicados online, utilizando-se a palavra-chave “acidente de trabalho”. A busca foi realizada no banco de dados da SCIELO, BDENF e LILACS, entre julho e agosto de 2010. Através da similaridade de conteúdos, os estudos foram agrupados em temáticas. Resultados: Os resultados apontam para três temas centrais: características dos acidentes de trabalho, prevenção dos acidentes/tratamento adotado e subnotificação dos registros. O acidente típico foi o predominante; a enfermagem foi a profissão mais pesquisada; os instrumentos perfurocortantes e material biológico foram os principais agentes causadores de acidentes; a lavagem do local foi a conduta mais adotada após o acidente; e a subnotificação foi elevada. Conclusão: Investimentos tanto por parte das instituições quanto dos trabalhadores são necessários de forma a promover mais saúde e reduzir acidentes nos ambientes laborais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Prochnow, UFSM

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem.

Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.  Docente do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem.

Juliana Petri Tavares, UFRGS

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEnf/UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem.

Carmem Lúcia Colomé Beck, UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.  Docente do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem.

Rosângela Marion da Silva, UFSM

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem do DINTER.Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem.

Patrícia Bitencourt Toscani Greco, UFSM

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do PPGEnf/UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2011-09-13

Como Citar

Prochnow, A., Magnago, T. S. B. de S., Tavares, J. P., Beck, C. L. C., Silva, R. M. da, & Greco, P. B. T. (2011). <b> PERFIL DOS ACIDENTES DE TRABALHO PUBLICADOS EM ESTUDOS BRASILEIROS</b>. Saúde (Santa Maria), 37(1), 77–86. https://doi.org/10.5902/223658342900

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)