Educação em saúde para alta nas Unidades de Terapia intensiva Pediátrica e Neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583441350

Palavras-chave:

Educação em saúde, Alta do paciente, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica

Resumo

Com os avanços na Medicina Intensiva houve um aumento na sobrevida das crianças com alguma necessidade especial. Os princípios do Sistema Único de Saúde e as Políticas Nacionais de Humanização propõem estratégias que objetivam a melhora da assistência, como a Educação em Saúde com os pais e familiares. O presente trabalho objetivou analisar as principais estratégias utilizadas no processo de Educação em saúde visando à alta hospitalar nos ambientes da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e suas contribuições. Foi utilizada, para tanto, a Revisão Integrativa da Literatura composta de seis etapas: 1) elaboração da pergunta da pesquisa: Quais as principais estratégias utilizadas no processo de Educação em saúde visando à alta hospitalar nos ambientes da UTIP e UTIN e suas contribuições?; 2) definição das bases de dados: LILACS, MEDLINE, CINAHL, Web of Science, Scopus and SciELO. Vinte e dois artigos compuseram a amostra final, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão; 3) coletadas as informações para responder ao objetivo; 4) avaliação dos artigos; 5) interpretação dos resultados: prevalência dos estudos realizados nos Estados Unidos; os participantes foram os pais e profissionais de saúde. Houve uma lacuna de 15 anos entre o primeiro e o segundo estudo, o local de maior pesquisa foi a UTIN e a maioria dos estudos pertenceu ao grau de evidência IV e, 6) conclusão: há escassez de estudos de níveis de evidências mais altos na área da saúde; outras categorias da equipe multidisciplinar devem realizar mais pesquisas com esta abordagem e, há necessidade de sensibilizar outros países e as equipes da UTIP a utilizarem esta prática e publicarem seus resultados.

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Biografia do Autor

Tatiana Souza de Castro Silva Ricci, Faculdade de Medicina de Marília

Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Pediátrica Neonatal.

Daniela Garcia Damaceno, Universidade do Oeste Paulista

Doutorando em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista, na Faculdade de Medicina de Botucatu, SP, Brasil.

Maria José Sanches Marin, Universidade Sagrado Coração

Doutorado em Enfermagem Fundamental, pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

 

 

Magali Aparecida Alves de Moraes, Faculdade de Medicina de Marília

Formada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Assis, São Paulo, Brasil. Doutora em Educação, pela Unesp, Marília, São Paulo, Brasil.

Paulo Roberto Rocha Junior, Centro Universitário de  Adamantina (UniFAI)

Doutor em Saúde Coletiva, pela Universidade Estadual Paulista, Unesp, São Paulo, Brasil.
Docente do Centro Universitário de  Adamantina (UniFAI - Adamantina/SP.

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Publicado

2024-06-20

Como Citar

Ricci, T. S. de C. S., Damaceno, D. G., Marin, M. J. S., Moraes, M. A. A. de, & Rocha Junior, P. R. (2024). Educação em saúde para alta nas Unidades de Terapia intensiva Pediátrica e Neonatal. Saúde (Santa Maria), 50(1), e41350. https://doi.org/10.5902/2236583441350