Efeitos do treinamento com a realidade virtual (Kinect Sports®) sobre os níveis de equilíbrio e agilidade em jogadores de badminton: estudo clínico controlado e randomizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583439452

Palavras-chave:

Esportes com Raquete, Realidade Virtual, Agilidade, Equilíbrio.

Resumo

A realidade virtual (RV) é uma ferramenta terapêutica que vem sendo amplamente utilizada em diferentes áreas da reabilitação fisioterapêutica, favorecendo o ganho de força muscular, melhora do equilíbrio estático e dinâmico, agilidade e o nível de atividade física. Avaliar os efeitos da RV através do treinamento com Kinect Sports® sobre os níveis de agilidade e equilíbrio em jogadores de badminton. 20 jogadores de badminton participaram do estudo. Os jogadores foram avaliados pelos questionários (questionário sociodemográfico e o questionário de prontidão esportiva com enfoque nas lesões musculoesqueléticas (MIR-Q)). Os testes físicos realizados foram: Star Excursion Balance Test (SEBT) e os testes de agilidade (SEMO e ZIG-ZAG). Após a triagem, os participantes foram distribuídos aleatoriamente em 2 grupos (controle e experimental). Os voluntários do grupo experimental (GE) foram submetidos ao protocolo de RV a partir do treino com Kinect Sports®, enquanto, que o grupo controle (GC) realizaram apenas a rotina de treinamento específica da modalidade esportiva. Observou-se diferenças significativas no GE no teste de equilíbrio (SEBT) em relação aos domínios avaliados: membro inferior direito (MID) (p<0.05; p<0,001 e p<0,0001) e membro inferior esquerdo (MIE) (p<0.05; p<0,001 e p<0,0001) na análise intragrupos. Já nos testes de agilidade (SEMO e ZIG-ZAG) verificou-se reduções significativa no tempo de execução dos protocolos de agilidade (p <0,05) no GE. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a RV possibilitou efeitos benéficos sobre agilidade e o equilíbrio em jogadores de badminton em relação aos atletas que não foram submetidos à rotina de treino habitual do badminton.

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Biografia do Autor

Maria Diana do Socorro Oliveira Aragão, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Santo Agostinho

Antônio Wellington Costa Lima, Centro Universitário Santo Agostinho

Centro Universitário Santo Agostinho

Diego Miranda Mota, Centro Universitário Santo Agostinho

Especialista em Fisioterapia traumatoortoédica pela faculdade Estácio de Teresina, Teresina, Piauí, Brasil.

Diego Rodrigues Pessoa, Faculdade Estácio de Teresina; Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI); Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FATEPI/FAESPI)

Faculdade Estácio de Teresina; Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI); Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FATEPI/FAESPI)

Seânia Santos Leal, Centro Universitário Santo Agostinho; Universidade Estadual do Piauí

Mestra em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

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Publicado

2019-12-22

Como Citar

Aragão, M. D. do S. O., Lima, A. W. C., Mota, D. M., Pessoa, D. R., & Leal, S. S. (2019). Efeitos do treinamento com a realidade virtual (Kinect Sports®) sobre os níveis de equilíbrio e agilidade em jogadores de badminton: estudo clínico controlado e randomizado. Saúde (Santa Maria), 45(3). https://doi.org/10.5902/2236583439452

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