SAÚDE DO TRABALHADOR: RELAÇÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL COM A SINTOMATOLOGIA DOLOROSA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658343757Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658343757
Este estudo teve como objetivo analisar a possibilidade de relação entre o estresse ocupacional e a sintomatologia dolorosa. Participaram da pesquisa 16 indivíduos, inicialmente avaliados por uma Anamnese Clínico Ocupacional, pelo preenchimento da Escala de Avaliação de Carga Psíquica e do Inventário de Bem Estar Psicológico. Posteriormente, foram submetidos a dez intervenções fisioterapêuticas em grupo e então reaplicado o Inventário de Bem Estar Psicológico seguido de uma entrevista semi-estruturada, elaborada pelos pesquisadores. Os resultados apontaram interferência da dor nas atividades cotidianas dos trabalhadores, havendo queixas referentes às questões ergonômicas do ambiente de trabalho provavelmente geradoras de carga psíquica, culminando com os relatos de sinais e sintomas de estresse. Portanto, há sinais de relação entre o estresse ocupacional e a sintomatologia dolorosa, bem como evidencia a importância da atuação da fisioterapia na saúde do trabalhador, tendo em vista os achados positivos frente à intervenção em grupo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.