PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E O SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO AMBIENTE PRÉ-HOSPITALAR: O SABER ACADÊMICO

Autores

  • Karla Rona da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sibele Aparecida Santos Tomás Araújo
  • Wander Soares de Almeida
  • Ingrid Victoria Dias Swamy Pereira
  • Edna Andréa Pereira de Carvalho
  • Mery Natali Silva Abreu

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583422160

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento de acadêmicos sobre Parada Cardiorrespiratória e Suporte Básico de Vida precoce. Metodologia: Estudo transversal descritivo e exploratório, realizado no segundo semestre de 2014, com 81 alunos do Núcleo de Biociências de um Centro Universitário em Belo Horizonte. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado validado, contendo 09 perguntas de múltipla escolha. Todas as análises estatísticas foram realizadas pelo programa SPSS 19.0. Resultados: Verificou-se que 100% dos entrevistados sabem verificar a presença de movimentos respiratórios, porém a realização da manobra para facilitar a respiração foi assertiva em 79% destes, 87% compreendem a finalidade da massagem cardíaca, 29,6% sabem o número de compressões por minuto a ser realizada em vítima adulta. Conclusão: A população estudada tende a possuir conhecimento insuficiente sobre Suporte Básico de Vida precoce, o que pode comprometer o atendimento prestado.

Descritores: Ressuscitação Cardiopulmonar; Parada Cardíaca; Educação em Saúde.

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Biografia do Autor

Karla Rona da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2013). Mestre em Ciências da Saúde pela UNINCOR / Betim (2009). Especialista em Urgência e Atendimento pré-hospitalar Móvel pela Universidade Estácio de Sá/BH (2006). Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) no Curso de Gestão de Serviços de Saúde. Membro Titular no grupo de pesquisa do Núcleo de Gestão em Saúde (NUGES) da EE/UFMG e no grupo de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde (NUPES), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desenvolve estudos relacionados aos temas: Liderança; Trabalho em equipe; Gestão de Pessoas; Tomada de Decisão em Situações de Urgência e Emergência; Urgência e Emergência.

Sibele Aparecida Santos Tomás Araújo

Enfermeira. Instituto Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte/MG, Brasil

Wander Soares de Almeida

Enfermeiro. Instituto Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte/MG, Brasil

Ingrid Victoria Dias Swamy Pereira

Enfermeira. Instituto Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte/MG, Brasil

Edna Andréa Pereira de Carvalho

Enfermeira/ Hospital das Clínicas/UFMG,Belo Horizonte/MG, Brasil

Mery Natali Silva Abreu

Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia. Docente do Departamento de Enfermagem Aplicada (ENA)/ Escola de Enfermagem/Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, Brasil

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Silva, K. R. da, Araújo, S. A. S. T., Almeida, W. S. de, Pereira, I. V. D. S., Carvalho, E. A. P. de, & Abreu, M. N. S. (2017). PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E O SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO AMBIENTE PRÉ-HOSPITALAR: O SABER ACADÊMICO. Saúde (Santa Maria), 43(1), 53–59. https://doi.org/10.5902/2236583422160