ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: PERCEPÇÃO DOS PAIS NA RELAÇÃO CRECHE VERSUS DOMICILIO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583422141Resumo
O objetivo foi avaliar a diferença na percepção que os pais ou responsáveis, por crianças matriculadas em creches públicas do município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, têm sobre a alimentação fornecida nas creches e nos seus domicílios, sob a perspectiva dietética. Trata-se de estudo qualitativo realizado com pais/responsáveis de crianças matriculadas em creches públicas, recrutados de cinco creches. Foram realizados cinco grupos focais por amostra de conveniência, totalizando 43 pais/responsáveis. Optou-se por análise conteúdo categorial temática. Os resultados foram apresentados por recortes de “falas”, que analisados na perspectiva dietética, permitiram elencar cinco categorias de análise: variedade e moderação, porcionamento, horário, comensalidade e atividade física. Concluiu-se que pais/responsáveis perceberam que há diferença entre a alimentação da creche e a do domicilio. A relevância do estudo é mostrar que além de uma dieta saudável existe convívio social em roda da comida, ambos reconhecidos pelos pais/responsáveis.
Descritores: Criança; Comportamento Alimentar; Grupos Focais; Dieta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.