VIVÊNCIAS DE PACIENTES QUE APRESENTARAM REJEIÇÃO AO ENXERTO DE RIM
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583420445Resumo
Conhecer as vivências de pacientes que apresentaram rejeição ao enxerto de rim. Estudo qualitativo que foram entrevistadas, no período de novembro a dezembro de 2013, sete pacientes com rejeição do enxerto de rim e que realizavam hemodiálise em um Serviço de Nefrologia de um hospital do Sul do Brasil. Para análise de dados utilizou-se a Proposta Operativa de Minayo, sendo organizadas duas temáticas: a primeira descreve as práticas de autocuidado realizadas pelos participantes e, a segunda as razões identificadas como causa de perda do enxerto e mudanças ocorridas após este evento. Como resultados identificou-se que as vivências consideradas significativas perpassam não somente o período pós-transplante, mas envolvem também situações enfrentadas nos tratamentos dialíticos. Conclui-se a necessidade de suporte dos profissionais de saúde para desmistificar o transplante e rejeição a fim de auxiliar no enfrentamento à falência renal bem como às exigências impostas pelos tratamentos.
Descritores: Transplante de Rim; Insuficiência Renal Crônica; Diálise Renal; Enfermagem; Autocuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.