ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA: GESTÃO DE SERVIÇO

Autores

  • Leticia Silveira Cardoso Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Uruguaiana.
  • Mariana Xavier Bertoncello Hospital Divina Providência.
  • Paulo Sergio Ceretta Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Valdecir Zavarese da Costa Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Laurelize Pereira Rocha Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
  • Marta Regina Cezar-Vaz Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415635

Resumo

Objetivou-se compreender a funcionalidade do processo de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na perspectiva dos profissionais de enfermagem atuantes em pronto socorro. Investigação realizada pela técnica de entrevista semiestruturada gravada com 16 profissionais e analisada pela abordagem qualitativa temática composta por pré-análise, exploração do material, tratamento e interpretação dos dados. Desta emergiram as categorias: As ações do SAMU; Finalidades do SAMU; Contribuições do SAMU para o trabalho em Pronto Socorro; Contrassensos na centralização dos serviços do SAMU. Os resultados descrevem respectivamente os primeiros socorros; o deslocamento e a agilização do trabalho e; ratificados nos contrassensos como benefícios. Deste conjunto de informações pode-se concluir que a implantação está viabilizada e o funcionamento disponibiliza o suporte avançado à vida. Assim como, a comunicação interprofissionais é um aspecto positivo, já a investigação clínica do profissional regulador com o solicitante, não.

Descritores: Socorro de Urgência; Inter-relação; Enfermagem.

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Biografia do Autor

Leticia Silveira Cardoso, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Uruguaiana.

Doutora em Enfermagem. Mestre em Ciências da Saúde. Especialista em Gestão Pública. Graduada e Licenciada em Enfermagem. Professora da Universidade Federal do Pampa/Uruguaiana. Integrante do Laboratório de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde – LAMSA. Bolsista do CNPq - Brasil.

Mariana Xavier Bertoncello, Hospital Divina Providência.

Enfermeira do Hospital Divina Providência.

Paulo Sergio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Estatística e Modelagem. Graduado em Administração. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Valdecir Zavarese da Costa, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Doutor em Educação Ambiental. Mestre em Ciências da Saúde. Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Graduada em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integrante do Laboratório de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde – LAMSA.

Laurelize Pereira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutora e Mestre em Enfermagem. Graduada e Licenciada em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Integrante do Laboratório de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde – LAMSA.

Marta Regina Cezar-Vaz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutora em Filosofia da Enfermagem. Mestre em Enfermagem. Graduada em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora do Laboratório de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde – LAMSA.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Cardoso, L. S., Bertoncello, M. X., Ceretta, P. S., Costa, V. Z. da, Rocha, L. P., & Cezar-Vaz, M. R. (2016). ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA: GESTÃO DE SERVIÇO. Saúde (Santa Maria), 42(2), 67–78. https://doi.org/10.5902/2236583415635