INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM PACIENTES AMBULATORIAIS: PREVALÊNCIA E PERFIL DE SENSIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS EM ESTUDO REALIZADO DE 2009 A 2012
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583415455Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/2236583415455
As Infecções do Trato Urinário (ITU) são demandas frequentes na clínica médica ocorrendo em todas as idades, com prevalência em mulheres. O objetivo deste estudo foi identificar os microorganismos prevalentes, o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos e a faixa etária mais acometida em pacientes que procuraram atendimento em laboratório comunitário na cidade de Chapecó-SC. Foram analisados os laudos, considerados positivos para ITU, do período entre os meses de setembro de 2009 a setembro de 2012. Destes, 82,4% pertenciam a mulheres e a faixa etária com maior prevalência foi de 26 a 38 anos. O agente etiológico mais frequente foi a Escherichia coli e, entre os antibióticos testados, as fluorquinolonas foi a classe que mais apresentou resistência, com 40,1%, e a nitrofurantoína a de menor índice de resistência, com 1,6%. Estes resultados coincidem com outros de diferentes regiões, entretanto, mais estudos são necessários com amostragem maior e em diferentes momentos.
Descritores: Infecção do Trato Urinário; Antibióticoterapia; Resistência Bacteriana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.