PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA FEMININA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583415242Resumo
A saúde da população carcerária tem-se constituído em um grande desafio, devidos aos fatores de risco relacionado à dinâmica e ao ambiente carcerário. Principalmente no que tange a população feminina confinada, que aumentou em 37,47% nos últimos anos. O presente trabalho teve por objetivo traçar o perfil epidemiológico da população carcerária feminina do presídio de Vitória da Conquista - BA. Trata-se de um estudo descritivo onde foram entrevistadas 21 presas de outubro a novembro de 2010. A análise dos resultados evidenciou que a maioria das mulheres estudadas concentra-se na faixa etária de 18 - 22 anos (52,4%); vivendo em união estável (42,9%); com ensino fundamental incompleto (61,9%); doméstica (42,9%) e foram presas pelo crime de tráfico de drogas (57,1%). Os resultados encontrados mostram a importância de atividades educativas e preventivas dentro dos presídios e que o acesso aos serviços de saúde ainda é insuficiente, principalmente no que tange os hábitos de vida.
Descritores: Perfil de Saúde; Saúde da Mulher; Prisões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.