AVALIAÇÃO ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS DAS COSTAS NO CICLISMO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583414192Resumo
Neste estudo quantificamos a atividade elétrica neuromuscular de músculos das costas de um ciclista treinado sem história de dor lombar. A sua bicicleta foi anexada a um simulador de ciclismo. Ele pedalou em intensidade entre 70% e 80% de seu pico de potência, até exaustão. Dados eletromiográficos foram analisados considerando o valor médio dos quadrados para representar a magnitude da ativação muscular. Houve um aumento da ativação muscular para todos os músculos. Trapézio descendente (2,4%) e iliocostal (31,77%) do lado não-preferido tiveram aumento da atividade muscular, já o longuíssimo do tórax (11,33%) teve aumento no lado preferido. O aumento da ativação muscular sem ocorrência de dor lombar sugere um efeito de fadiga. O protocolo foi útil para induzir fadiga de músculos lombares e pode ser útil para investigar desequilíbrios musculares frequentemente associados à dor lombar e fraqueza de quadril.
Descritores: Dor Lombar; Ciclismo; Fadiga; Exercício; Coluna; Ativação Muscular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.