USO DE ANFETAMÍNICOS E DE ANOREXÍ-GENOS POR ESTUDANTES NO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO – RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583411104Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/2236583411104
Estudo realizado em Santo Ângelo (RS), objetivou analisar o uso de anfetamínicos e anorexígenos por estudantes do 3° ano do ensino médio, através de um questionário. Porto Alegre e Goiânia demonstraram que 4,5% e 5,8% de adolescentes já usou tais medicamentos, entende-se que é importante conhecer o perfil destes. No Brasil foi criada a RDC 52 de 2011, que veta alguns destes fármacos, em virtude do seu potencial de dependência. Esta pesquisa foi realizada com 120 alunos de duas escolas. A média de idade foi 17 anos e 52,4% eram do sexo feminino. A prevalência de uso dos medicamentos foi de 2,5%. Alunas, de 16 a 18 anos, relataram já ter feito uso de sibutramina e femproporex. Somente um aluno respondeu que fez uso de metilfenidato. Assim, não apresentaram alto consumo, como visto em outros estudos. Considerando que não foram incluídos todos os estudantes do município, conclui-se que outras pesquisas são necessárias para confirmação destes dados e para monitorar o uso destes medicamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.