Dossiê – Artes e literaturas indígenas contemporâneas: forças que movimentam modos de pensar, sentir e fazer pesquisas
A Revista Digital do LAV lança o dossiê “Artes e literaturas indígenas contemporâneas: forças que movimentam modos de pensar, sentir e fazer pesquisas”. A proposta reúne pesquisadoras e pesquisadores que se deixaram atravessar por imagens, palavras e sons indígenas, explorando como essas produções movimentam conceitos, linguagens, metodologias, cosmovisões e afetos no campo da pesquisa acadêmica.
O dossiê aborda como escritoras, escritores, artistas e coletivos indígenas têm deslocado sentidos de arte, escrita, imagem e vida, além de denunciar modos coloniais, excludentes e predatórios do mundo ocidental em relação aos povos indígenas e ao planeta.
Nesta edição, participam pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e do México, em diálogo com as artes, literaturas e saberes de povos como Krenak, Makuxi, Kariri-Xocó, Kiriri do Acre, Baniwa e Wixarica. A publicação convida a comunidade acadêmica a refletir sobre as forças ancestrais indígenas como caminhos para repensar ciência, vida e relações com a terra.

