A profanação dos dispositivos escolares e o jogo teatral
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734829659Parole chiave:
Cotidiano escolar, Dispositivo, Profanação, Jogo teatralAbstract
A investigação apresenta uma prática teatral realizada com alunos de uma escola da rede municipal de ensino, do município de Boituva-SP, e surge de uma inquietação em relação à presença dos dispositivos de controle na escola, mais particularmente de uma escada e sua regra que restringe o acesso dos alunos. A hipótese é de que o teatro, especificamente o jogo teatral de Spolin (2003) tem a potencialidade de operar o que Agamben (2007) nomeia uma “profanação”. O estudo envolve a análise do conceito de dispositivo em Foucault (1979; 2004) e Agamben (2009); a descrição da prática intitulada “Experiência Teatral”; e a exposição dos relatos dos alunos, os quais revelam uma aproximação ao que se objetivava inicialmente: propiciar a reflexão sobre a existência dos dispositivos no cotidiano escolar, promovendo um novo uso deles, por meio da profanação da norma.
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