Jornal de pesquisa e diários de aula particular: Uma experiência formativa voltada ao ensino de acordeom para terceira idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734824319

Palavras-chave:

Educação Musical, Diários de Aula, Jornal de Pesquisa, Auto formação, Terceira Idade

Resumo

Neste trabalho apresenta-se a problematização de uma aplicação prática de Diários de Aula (ZABALZA, 2004) e do Jornal de Pesquisa (BARBOSA; HESS, 2010). Com intuito de pesquisar e teorizar sobre o ensino de acordeom voltado a alunos da terceira idade, este estudo possibilitou identificar fatores sobre a educação musical neste contexto. Foi perceptível, dentro dos diários analisados, como a qualidade da sala de aula, o mapeamento estético e a flexibilidade em relação à progressão de conteúdos auxiliam na motivação para o estudo musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Rodrigo Bonfante Weiss, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004)Educação Musical; Diários de Aula; Jornal de Pesquisa, Auto formação, Terceira Idade.

Ana Lúcia de Marques E Louro-Hettwer, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004)

Referências

ALMEIDA, Marta Sofia Moreira de. As Universidades Da Terceira Idade: Novas Aprendizagens Ou Centros De Convívio. Dissertação de mestrado em ciências da educação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade de Lisboa, Março,

BARBOSA, J. G. HESS, R. O Diário de Pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liberlivro, 2010.

BORBA, Ronison E. Ensino de acordeom no Rio Grande do Sul: Breve análise de quatro métodos. Monografia de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Música: Santa Maria – RS, 2013.

BOZZETTO, Adriana. Ensino Particular de Música: práticas e trajetórias de professores de piano. Porto Alegre: Ed. URGS, 2004.

CIRINO, Andréa Cristina. Musicalização na maturidade: vivência e aprendizagem musical. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Música, Belo Horizonte, 2010.

DAVIDSON, Jane W; JORDAN, Nicole. “Private Teaching, Private Learning” An Exploration of Music Instrument Learning in the Private Studio Junior and Senior Conservatories. In: BRESLER, Liora (org). International Handbook of Research in Arts Education. Volume 16. Part. 1. U.S.A: Springer, 2007 , P.729-754.

GOMES, Celson. Educação musical na família: as lógicas do invisível. Tese de Doutorado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

LOURO, Ana Lúcia de Marques e. Cartas de licenciados em música: (re)contando o vivido para centrar a aula no aluno. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 20, 63-68, set. 2008.

LUZ, Marcelo Caíres. SILVEIRA, Nadia Dumara Ruiz. Educação Musical na Maturidade. in: CÔRTE, Beltrina; MERCADANTE, Elisabeth Frohlich; ARCURI, Irene Gaeta (Org.). Masculin(idade) e velhices: entre um bom e mau envelhecer. São Paulo: Vetor, 2006 (Coleção Gerontologia, 3).

MACHADO, André. V. Ensino de acordeon: um estudo a partir da prática docente de dois professores. Monografia (Graduação em Música: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Montenegro, 2009.

NÓVOA, António. Os Professores e as Histórias da sua Vida. In: NÓVOA, A. Vidas de Professores. Porto: Porto, 1992. p.11-30.

OLIVEIRA, Jeferson. Músicas Solos de Acordeon do CD Minha Cordeona. Volume 1. Carazinho – RS, 2008.

PERSCH, Adriano J. A música de Albino Manique: Doce Saudade. Volume 1. Álbum de Partituras. Porto Alegre: Comissão Gaúcha de Folclore, 2005.

_______, Adriano J. O ensino particular de acordeon auxiliado por computador: Um estudo de caso utilizando o software Encore. Montenegro: Curso de Graduação em Música - Licenciatura. Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, 2006. (Monografia de conclusão de curso).

PEREIRA, Júlio Cesar Pires; NASCIMENTO, Flávia Marchi. O acordeom na educação musical: perspectivas para uma formação inicial no ensino superior. Revista da Fundarte, n° 26, jul/dez 2013, p. 73 – 89.

PUGLIA, Eduardo Faleiros. O ensino do acordeom na região sudeste do Brasil. Monografia (graduação) - Universidade de Ribeirão Preto. UNAERP, Licenciatura plena em música. Ribeirão Preto, 2010.

REIS, J. T. Aulas de acordeom na terceira idade: uma abordagem reflexiva sobre um caso específico. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., e SPEM, 15., 2009, Londrina. Anais…, Londrina: Abem, 2009. p. 320-328.

_________. A abordagem do conceito de harmonia tonal nos processos de ensino e aprendizagem... . In: XIII Encontro Regional da ABEM- Sul. Anais... Porto Alegre: ABEM

SUL, GT7-Formação do professor em espaços não escolares; 2010.

SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.

SUBTIL, Maria José Dozza. Música midiática e gosto musical das crianças. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2006.

SILVA, Álvaro C e. O ensino de acordeom no Brasil: uma reflexão sobre seu material didático. (monografia de conclusão de curso). Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP, 2010.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

TORRES, Maria Cecília de A. Rodrigques. Narrativas de Valsa: um relato de caso acerca do processo de musicalização na vida adulta. Expressão – Revista Do Centro De Artes e Letras da Ufsm, V.1, ANO 10, JAN/JUN/2006, P. 102 – 107.

WEISS, Douglas. R. B; LOURO, Ana. A formação e atuação de professores de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas. Revista da Abem n°26, Jul. Dez, 2011.

WEISS, Douglas Rodrigo Bonfante. A formação e a atuação de professores de acordeom de Santa Maria - RS: Interface de culturas populares e acadêmicas. Monografia (Graduação em Música: Licenciatura) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

ZABALZA, Miguel. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento Profissional. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

ZIMERMAN, Guite I. Velhice – aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

ZANATTA, Maria. A. F. Dialetos do acordeão em Curitiba: Música, cotidiano e representações sociais. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2005.

__________________O acordeon no cenário político, econômico e sócio cultural brasileiro. Revista Emancipaçâo V. 4 N° 1 (2004) Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/57. Acesso em: 24 de junho de 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Weiss, D. R. B., & Louro-Hettwer, A. L. de M. E. (2016). Jornal de pesquisa e diários de aula particular: Uma experiência formativa voltada ao ensino de acordeom para terceira idade. Revista Digital Do LAV, 9(3), 119–139. https://doi.org/10.5902/1983734824319