O mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: diálogo ou imposição no espaço urbano

Auteurs-es

  • Mariete Tasquetto Uberti

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734819872

Mots-clés :

Arte Pública, Eduardo Kobra, Obra, Comunidade artística Santa-mariense

Résumé

Este artigo é um excerto da dissertação de Mestrado realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/UFSM, concluído em 2014. O qual versa sobre a Arte Pública em Santa Maria a partir de uma análise da obra de Eduardo Kobra com relação à arte local e os principais influenciadores no/para o campo da Arte Pública. Em cuja perspectiva, sobre a arte local, embasei-me em Folletto e Bisognin (2001). O artista é abordado pelo viés de sua relação com a arte nos espaços urbanos desde sua inserção no respectivo campo através da pichação aos projetos desenvolvidos na atualidade. A partir da contextualização da obra de Kobra em Santa Maria, objetivou-se fazer uma análise sobre suas reverberações para/na Arte Pública e a comunidade artística, mais especificamente aos grupos de artistas que produzem suas obras nos espaços urbanos municipais. Além de discorrer sobre as relações com o público e com os fomentadores de obras nos espaços públicos e seus condicionamentos ao selecionar obras e artistas para expor. O estudo, no decorrer das entrevistas e da análise do panorama local, mostrou-se pertinente pelas reflexões e questões que a obra trouxe a tona sobre o cenário artístico diante do embate entre as artes visuais e a atuação do poder público e das interações sociais que a obra possibilitou entre a Arte Pública e o público a partir de um reconhecimento da história local e sua arte.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Mariete Tasquetto Uberti

Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura em Desenho e Plástica, pela Universidade Federal de Santa Maria

Références

ALVES, José F. A especificidade da Arte Pública na 5ª Bienal do MERCOSUL – Porto Alegre. 2011. 238 f. Tese (Doutorado em Artes) -Universidade federal do Rio Grande do Sul. UFRGS.

_____________. Arte Pública no contexto da Bienal do Mercosul (p.31-36). In: DUARTE, Paulo S. (org.) Rosa-dos-ventos: posições e direções na arte contemporânea.Org. Porto Alegre, Fundação Bienalde Artes Visuais do Mercosul, 2005.

BERGSON, Henri. Trad. NEVES, Paulo. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: wfmMartins Fontes, 2011.

CATROGA, Fernando. Os passos do homem como restolho do tempo: memória e fim do fim da história. Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal, 2009.

DIEHL, Astor A. Com o passado na cadeira de balanço: cultura, neutralidades e subjetividade. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2006.

DENZIN, Norman K. Trad. Sandra Regina Netz. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

DUARTE, Luiz F. D. Memória e reflexibilidade na cultura Ocidental. In: ABREU, Martha e CHAGAS, Mário. Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2009.

FOLETTO, Vani T. (org.). Apontamentos sobre a história da arquitetura de Santa Maria. Santa Maria: Pallotti, 2008.

FOLETTO, Vani T. e BISOGNIN, Edir T. As artes visuais em Santa Maria: contextos e artistas. Santa Maria: Pallotti, 2001.

FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano e contemporâneo. São Paulo: SESC: Annablume, 1997.

PEIXOTO, Nelson B. Intervenções urbanas: Arte/Cidade. 2ª Ed. São Paulo: Editora SENAC, 2012.

PELBART, Peter Pál. O tempo não-reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SILVA, Fernando P. Arte Pública, diálogo com as comunidades. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2005.

TAMOTO, R. Para comemorar 447 anos, Pinheiros pinta o passado. Diário do Comércio. São Paulo, s/p, 8 ago. de 2007.

THOMPSON, Paul. A voz do passado-história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

CHAGAS, R. Roberto Chagas. Entrevista [fev. 2014]. Entrevistador: M. T. UBERTI. Santa Maria: UFSM; um CD. Entrevista cedida ao projeto de Mestrado o mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a Arte Pública, pelo PPGART.

DOTTO, C. Catiuscia Dotto. Entrevista [fev. 2014]. Entrevistador: M. T. UBERTI. Santa Maria: UFSM; um CD. Entrevista cedida ao projeto de Mestrado o mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a Arte Pública, pelo PPGART.

GIOVANELLA, A. Alessandra Giovanella. Entrevista [nov. 2013]. Entrevistador: M. T. UBERTI. Santa Maria: UFSM; um CD. Entrevista cedida ao projeto de Mestrado o mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a Arte Pública, pelo PPGART.

KOBRA, E. Eduardo kobra. Entrevista [abr. 2013]. Entrevistador: M. T. UBERTI. São Paulo: Stúdio Kobra; um CD. Entrevista cedida ao projeto de Mestrado o mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a Arte Pública, pelo PPGART.

MACHADO, F. P. Fábio Puper Machado. Entrevista [DEZ. 2013]. Entrevistador: M. T. UBERTI. Santa Maria: UFSM; um CD. Entrevista cedida ao projeto de Mestrado o mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a Arte Pública, pelo PPGART.

RUVIARO, R. Rafael Ruviaro. Entrevista [maio. 2013]. Entrevistador: M. T. UBERTI. Santa Maria: Secretária de Turismo; um CD. Entrevista cedida ao projeto de Mestrado o mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a Arte Pública, pelo PPGART. Vaz, T. Tamiris Vaz. Entrevista [DEZ. 2013]. Entrevistador: M. T. UBERTI. Santa Maria: UFSM; um CD. Entrevista cedida ao projeto de Mestrado o mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a Arte Pública, pelo PPGART.

CUNHA, Caroline. Eduardo Kobra, um muralista da arte urbana. São Paulo: Saraiva, 2012. Disponível em: http://www.saraivaconteudo.com.br/Materias/Post/46117. Acesso em: 30 abr. 2013.

GONTOW, Airton. Arte Urbana: Eduardo Kobra avança em sua ‘maior obra’, 2012. Disponível em: http://miriampetrone.com.br/oquemaisacontece/archives/6745. Acesso em: 29 mai. 2013.

JACQUES, Vera. Arte Contêiner: coletores ganharam pintura de artistas santamarienses neste sábado. Santa Maria: 2012. Disponível em: http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/5170. Acesso em 12 dez. 2012.

Téléchargements

Publié-e

2015-08-30

Comment citer

Uberti, M. T. (2015). O mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: diálogo ou imposição no espaço urbano. Revista Digital Do LAV, 190–213. https://doi.org/10.5902/1983734819872