Trilha sonora de cinema: uma análise sobre os filmes tropa de elite 1 e 2
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983734818109Mots-clés :
Trilha sonora, Cinema, Brasil, CulturaRésumé
Esta pesquisa abre uma discussão sobre a trilha sonora dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, dirigido pelo cineasta brasileiro José Padilha nos anos de 2007 e 2010, respectivamente. Desse modo, ressaltamos que a trilha sonora composta para os filmes, é um objeto de estudo importante, uma vez que o seu conteúdo crítico e político consegue atingir uma enorme quantidade de pessoas por meio da indústria cultural. Por meio de metodologia histórica e bibliográfica, concluímos que a trilha sonora dos dois filmes, constroem uma expressão crítica através da arte da música e do cinema, sobre os graves problemas sociais, políticos e econômicos localizados na cidade do Rio de Janeiro.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2002.
AMARAL, Pedro. Tropa de Elite. In: In: Sessão de cinema. Revista Comunicação & Política - CEBELA, v.25, nº3, p.227-244, 2007.
ARAÚJO JÚNIOR, Samuel M. Samba e coexistência; repensando a agenda de pesquisa etnomusicológica. In: Ana Maria Ochoa; Martha Tupinambá de Ulhoa. (Org.). Música popular na América Latina. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, v. 1, p. 194-213, 2005.
CANCLINI, Néstor Garcia (org.). Iberoamérica 2002. Diagnóstico y propuestas para el desarrollo cultural. In: Industrias Culturales, diversidad cultural y desarrollo iberoamericano. México: OEI/ Santillana, 2002.
CARVALHO, Ilona S. Polícia: espelho da sociedade?. In: Sessão de cinema. Revista Comunicação & Politica - CEBELA, v.25, nº3, p.227-244, 2007.
CARRASCO, Ney. Sygkhronos – a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera – Fapesp, 2003.
GIOVANNETTI, Jorge L. La sociabilidad de La música reggae. In: Sonidos de Condena – sociabilidad, historia y política en la música reggae de Jamaica. México: Ed. Siglo XXI, p.70-91, 2001.
MARTINO, Guilherme. Trilhas sonoras: de Nosferatu a O senhor dos Anéis, 80 anos de música no cinema. Londrina: Eduel, 2008.
MÁXIMO, João. A música do cinema: os 100 primeiros anos. Rio de Janeiro: Rocco, vol.(1, 2), 2003.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2003.
PELINSKI, Ramón. Diásporas del tango rioplatense. In: Invitación a La etnomusicología – quince fragmentos y um tango. Madrid: Ed. Akal, p.176-193, 2000.
RIVERA, Ángel G. Quintero. Salsa, sabor y control – sociologia de la música tropical. México/Espanha: Siglo Ventuno editores, p.87-181, 1998.
____________. Cuerpo y cultura. Las músicas “mulatas” y la subversión del baile. Madrid: Iberoamericana, 2009.
RODRÍGUEZ, Olavo A. Estado actual de la música Cubana – problemas y perspectivas. In: Pensamiento Musicológico.La Habana: Ed Letras Cubanas, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.
SOARES, Luiz E. Aplausos à violência?. In: Sessão de cinema. Revista Comunicação & Política - CEBELA, v.25, nº3, p.227-244, 2007.
TRIGUEIRO, Michelangelo G. S. Sociologia da tecnologia: bioprospecção e legitimação. São Paulo: Centauro, 2009.
Tropa de Elite 1. Direção: José Padilha. Brasil. Universal, 2007, DVD (116min.), cor.
Tropa de Elite 2. Direção: José Padilha. Brasil. Vinny Filmes, 2010, DVD (115min.), cor.
Tropa de Elite 1. Trilha sonora: Pedro Bromfman. Brasil. EMI Music, 2007, CD.
Tropa de Elite 2. Trilha sonora: Pedro Bromfman. Brasil. EMI Music, 2010, CD.