“Páginas encadernadas que contêm histórias”: do livro ao Livro de Artista na disciplina de Arte
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734868639Palavras-chave:
livro de artista, livro, ensino da arte, criação artística, literaturaResumo
O artigo investiga de forma teórico-prática as possibilidades criativas do livro de artista, por meio de uma experiência realizada no Componente Curricular Arte, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de Garibaldi — RS. Por isso, versa de forma sintética o conceito de Livro de Artista. Para o estudo, foram apresentadas obras de artistas que trabalharam com esse meio para os estudantes, que foram instigados a explorar livros antigos, obtidos de uma pilha de descarte, como suporte para a criação artística. O resultado da atividade foram quatro livros de artista desenvolvidos coletivamente pelos estudantes, que posteriormente foram expostos em um ambiente de circulação da escola. Foram discutidas, também, as implicações que esta atividade trouxe à percepção dos estudantes sobre o livro enquanto objeto e instituição.Downloads
Referências
ARTISTAS dão ‘nova vida’ a livros descartados por biblioteca. BBC News Brasil, 08 de novembro de 2013. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/videos_e_fotos/2013/11/131108_livros_reaproveita_arte_fn>. Acesso em: 10 de novembro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CÂNDIDO, A. O direito à literatura in: Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011. 272p.
PUCHNER, Martin. O mundo da escrita : como a literatura transformou a civilização. 1. ed. São Paulo : Companhia das Letras, 2019. 488p.
REGATÃO, J. P. O Livro de Artista: potencialidades pedagógicas no ensino do desenho. Estado da Arte. Uberlândia, v. 1 n. 2, jul./dez. 2020. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/article/view/57970>. Acesso em: 7 nov. 2021.
SILVEIRA, P. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista [online]. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. 319 p.