“Páginas encadernadas que contêm histórias”: do livro ao Livro de Artista na disciplina de Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734868639

Palavras-chave:

livro de artista, livro, ensino da arte, criação artística, literatura

Resumo

O artigo investiga de forma teórico-prática as possibilidades criativas do livro de artista, por meio de uma experiência realizada no Componente Curricular Arte, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de Garibaldi — RS. Por isso,  versa de forma sintética o conceito de Livro de Artista.  Para o estudo, foram apresentadas obras de artistas que trabalharam com esse meio para os estudantes, que foram instigados a explorar livros antigos, obtidos de uma pilha de descarte, como suporte para a criação artística. O resultado da atividade foram quatro livros de artista desenvolvidos coletivamente pelos estudantes, que posteriormente foram expostos em um ambiente de circulação da escola. Foram discutidas, também, as implicações que esta atividade trouxe à percepção dos estudantes sobre o livro enquanto objeto e instituição.

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Biografia do Autor

Natalia Comerlatto Ribacki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Trabalhou como professora na rede estadual (Rio Grande do Sul) no Ensino Básico e atualmente atua como professora na rede Municipal de Garibaldi/RS.

Michelle Coelho Salort, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental (FURG, 2016). Mestra em Educação Ambiental (FURG, 2014) e Licenciada em Artes Visuais. Atua como professora na rede municipal de Rio Grande (RS), e como pesquisadora no CEAMECIM/FURG.

Felipe Pergher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras — Estudos Literários Aplicados (UFRGS). Mestre em Letras (UFRGS, 2021) e Bacharel em Artes Visuais (UFRGS, 2017).

Referências

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Publicado

2023-04-03

Como Citar

Ribacki, N. C., Salort, M. C., & Pergher, F. (2023). “Páginas encadernadas que contêm histórias”: do livro ao Livro de Artista na disciplina de Arte. Revista Digital Do LAV, 16(1), e1/1–19. https://doi.org/10.5902/1983734868639