Do Corpo-Criança ao Corpo-Aluno: Estratégias de Controle e Possibilidades de Resistência pela Dança na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734864933

Palavras-chave:

educação infantil, corpo, relações de poder, dança

Resumo

O artigo discute dados de investigação de mestrado, que teve entre seus objetivos problematizar a vivência da corporeidade no contexto da pré-escola, bem como considerar a dança como uma linguagem que proporcionaria uma formação humana que supera o controle dos corpos, empreendidos nos espaços educativos. O percurso teórico-metodológico contou com a realização de observações do cotidiano institucionalizado em duas turmas de pré-escola e registros em diário de campo da configuração dos espaços, das relações e das práticas. O contexto investigado revelou-se marcado por relações de poder que anulam o corpo-criança e buscam instituir o corpo-aluno, tanto pela organização espacial e pelas ações desenvolvidas, principalmente, pelas verbalizações manifestas.

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Biografia do Autor

Aline Cristiane Ribeiro Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil- GEPEDIN/CNPq.

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil- GEPEDIN/CNPq/UNICENTRO.

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Publicado

2021-12-27 — Atualizado em 2022-01-31

Versões

Como Citar

Ribeiro Ferreira dos Santos, A. C., & Mesomo Lira, A. C. (2022). Do Corpo-Criança ao Corpo-Aluno: Estratégias de Controle e Possibilidades de Resistência pela Dança na Educação Infantil. Revista Digital Do LAV, 14(3), 83–106. https://doi.org/10.5902/1983734864933 (Original work published 27º de dezembro de 2021)