A dimensão educativa da mediação artística e cultural: a construção do conhecimento através da apreciação na presença da obra

Maria Regina Johann, Luciara Judite Bernardi Roratto

Resumo


A dimensão educativa da mediação artística e cultural é o foco principal deste artigo, elaborado a partir da pesquisa “Mediação estética: a construção do conhecimento através da apreciação na presença da obra”, que tem como espaço de realização teórico-prática a Sala de Exposição Java Bonamigo do curso de Artes Visuais da Unijuí. Questões como a educação do ver/olhar, do conhecimento sensível e cognoscível da arte, assim como, a dimensão propositiva da tarefa de mediação são abordadas no texto. Apresentamos conceitos sobre Mediação e destacamos que ela pode ser entendida como uma ação intencional criada com o objetivo de inter-relacionar, aproximar, viabilizar, esclarecer, desvelar e informar acerca da arte e da cultura, ampliando a significação sobre a obra.


Palavras-chave


Arte; Cultura visual; Mediação; Educação do ver/olhar; Apreciação artística; Experiência estética; Conhecimento

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, A. M. As mutações do conceito e da prática. In: BARBOSA, A. M. (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 13-25.

______. AMARAL, L. (orgs.). Interterritorialidade: mídias, contexto e educação. São Paulo: Senac, 2008.

COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural. 1999.

COUTINHO, R. G. (orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

HERNÁNDEZ, F. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2009.

LISBOA, A. Construção de uma metodologia para mediação: uma experiência no Instituto de Arte Contemporânea da UFPE. In: MEDEIROS, M. B. (org.). Arte em pesquisa: especificidades. Brasília: ANPAP, 2004. v. 2.

MARTINS, M. C. Conceitos e terminologia – aquecendo uma transforma-ação: atitudes e valores no ensino de arte. In: BARBOSA, A. M. (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003. p. 49-60.

_____. Curadoria educativa: uma pesquisa com educadores. In: MARTINS, A. F.; COSTA, L. E.; MONTEIRO, R. H. (orgs.). Cultura visual e desafios da pesquisa em artes. Goiana: ANPAP, 2005.

_____. Mediação: provocações estéticas. Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes. Pós-Graduação. São Paulo, v. 1, n. 1, out. 2005.

PALMER, Richard E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 1989.

TIBURI, M. Aprender a pensar é descobrir o olhar. Artigo originalmente publicado pelo Jornal do Margs, edição 103, set./out. 2004.




DOI: https://doi.org/10.5902/198373483071

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio