Isso aqui está virando brasil… Cinema e produções audiovisuais no espaço da formação de professores

Valeska Fortes de Oliveira

Resumo


No presente texto, trazemos a discussão sobre o potencial do cinema na escola e na formação de professores. Pela dimensão estética a linguagem cinematográfica é uma experiência de arte no espaço educacional, ainda, ampliada na concepção de que o cinema entra na educação como criação, como produção. Nessa perspectiva, apresentamos uma experiência realizada no âmbito da formação inicial de professores (as) no curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal de Santa Maria, onde a proposição é o desenvolvimento da observação e registro do cotidiano da cidade e da escola como espaços de desaprendizagem e aprendizagem de outras formas de sentir e viver. Aprender a gramática cinematográfica apresentou-se junto com outro desafio – documentar os movimentos de ocupações nas escolas públicas e no espaço universitário. 

 

Enviado em: 06 de junho de 2017.

Aprovado em: 13 de julho de 2017.


Palavras-chave


Cinema, Produção Audiovisual, Formação Ética, Estética-Política, Escolas Ocupadas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1983734828789

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015